A partir do dia 1º de novembro, mulheres que necessitarem denunciar violência doméstica e familiar (Lei Maria da Penha) ou crimes sexuais praticados contra pessoas com identidade de gênero feminino, terão atendimento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) desde o registro inicial. A unidade especializada funciona das 8h às 18h.
Com a mudança, o Plantão Policial ficará responsável pelos registros desse tipo de denúncia somente nas noites, madrugadas, finais de semana e feriados.
Outras ocorrências que envolvam mulheres, mas não sejam relativas a violência doméstica – como uma briga entre vizinhas, por exemplo – seguirá sendo atendida pela equipe plantonista da Central de Polícia Judiciária (CPJ), com posterior encaminhamento a um dos distritos policiais.
Desde a implantação do modelo centralizado de registros, os crimes contra a dignidade sexual e também os casos enquadrados na Lei Maria da Penha, independente do horário, tinham os Registros Digitais de Ocorrência (RDO), antigo BO, anotados no Plantão.
Com a volta do atendimento inicial destes crimes na DDM, a expectativa é que as vítimas possam contar com acolhimento especializado, desde a porta de entrada.
Para a maioria das mulheres, a decisão e o ato de denunciar envolvem tabus sociais e preconceitos. Situações que possam gerar constrangimento no ambiente inibem os relatos. Por isso a importância de espaços com atenção especializada.
A Delegacia de Defesa da Mulher de Marília fica na rua Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, 146, no prédio da CPJ. O telefone é o (14) 3433-1133.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.