Delegada censurou informações sobre a produção policial em Marília (Foto: Arquivo MN)
A Polícia Civil de Marília vem se recusando a fornecer dados sobre as ocorrências policiais na cidade durante a última semana.
O Marília Notícia apurou que a mudança de postura na transparência do serviço público acontece com base em uma interpretação da nova lei de abuso de autoridade por parte dos delegados que atuam em Marília e região.
Neste sábado (11), por exemplo, a delegada Viviane Sponchiado, titular da Delegacia de Defesa da Mulher e responsável por parte do expediente de hoje no plantão policial, se recusou a fornecer qualquer informação sobre os crimes que haviam ocorrido durante a noite de ontem e esta madrugada em Marília.
Sponchiado alegou apenas que as determinações são por conta da ‘nova lei’.
Vale ressaltar que a redação desta lei citada vem sendo criticada por juristas e magistrados de todo Brasil, quando foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019.
A lei define cerca de 30 situações que configuram abuso e é alvo de questionamentos de organizações que defendem agentes públicos no Supremo Tribunal Federal (STF).
No entanto, nenhuma dessas situações previstas em lei, fala sobre punição para divulgação de ocorrências policiais à imprensa (desde que respeitados certos parâmetros).
Questionado pela reportagem sobre o assunto, o Delegado Seccional de Marília, Wilson Frazão, afirmou que nas próximas semanas irá marcar uma reunião para decidir sobre os procedimentos que serão adotados daqui para frente.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.