A 4ª Companhia da Polícia Ambiental, que abrange 52 municípios da região, incluindo Marília, detectou 483 focos de queimadas em 2020. E, apesar de neste ano terem sido apenas três até o momento, é nesta época de estiagem das chuvas que os incêndios têm início.
Por isso, a Polícia Ambiental e o Ministério Público (MP), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), deflagram até a amanhã (12) a Operação Huracan, em todo o Estado de São Paulo. Ação iniciada ontem prevê aplicação de multa, caso algum foco seja flagrado na região.
Iniciativa conta com a participação de 450 policiais militares e de integrantes do Gaema. A operação tem como objetivo a prevenção dos focos de incêndio em vegetações e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população.
Entre as ações previstas têm destaque as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção como, por exemplo, a manutenção dos aceiros nos canaviais, os planos de prevenção contra incêndio nas margens de rodovias (faixas de domínio), ferrovias, zonas de amortecimento de unidades de conservação e outros pontos de vulnerabilidade, que também são alvo do policiamento preventivo.
A denominação da operação faz alusão à mitologia Maia, que define Huracan como o Deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, o fogo e a terra.
Operação da Polícia Ambiental tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais, como forma de conscientizar toda a população, com os alertas:
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…
“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…
A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…
Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…
Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…
This website uses cookies.