A pneumonia já matou seis idosos asilados no Lar São Vicente de Paulo apenas este ano na cidade.
Em 2015, das 20 mortes, 15 foram decorrentes da doença. Os dados são ainda mais assustadores, quando se pensa que já há campanha de prevenção sob o assunto.
Para evitar novas mortes, o geriatra voluntário do asilo Valdeci Rigolin, teve a iniciativa de promover uma campanha de arrecadação de vacinas para os idosos atendidos.
“As vacinas anti-pneumocócicas de dose única não estão disponíveis na rede pública de saúde. Como o custo é alto estou pedindo ajuda da população”, disse Rigolin.
Atualmente 66 idosos estão asilados no Lar. Para Rigolin “é necessário reduzir os efeitos devastadores das pneumonias quando acometem estes moradores de longa permanência, já que as infecções respiratórias são responsáveis pelas complicações e internações hospitalares levando o aumento da mortalidade.”
A pneumonia é uma infecção nos pulmões tratável por antibiótico específico. Ainda segundo o médico, “quando o paciente está prevenido com a vacina é possível tratar com mais eficácia, mas sem a vacina, o quadro se agrava rapidamente.”.
Além das mortes, a pneumonia também precisa ser evitada para diminuir o sofrimento dos idosos que sobrevivem à doença. “Como a resistência dos idosos é mais baixa, as bactérias causadoras da pneumonia prejudicam o sistema respiratório e se tornam mais sensíveis a outras doenças.”.
“As doses custam 300 reais, mas uma clínica de vacina da cidade (Imunne) aderiu à campanha e está oferecendo a dose para a entidade por 220 reais.”, explicou o geriatra.
Segundo Rigolin, quem puder ajudar pode efetuar o pagamento diretamente no asilo, na clínica Imunne ( rua Thomas Gonzaga, 185) ou através de depósito bancário na conta em nome do Lar São Vicente de Paulo – agência 0011, conta corrente 13.000.206-0.
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Empresa é responsável por coletar e dar destinação adequada ao lixo hospitalar (Foto: Arquivo/MN) A…
Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…
Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…
A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município o decreto que define os…
Texto foi assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha em visita à entidade (Foto: Divulgação) A Prefeitura…
This website uses cookies.