O plenário da Câmara de Marília impôs uma derrota ao presidente do Legislativo, Marcos Rezende (PSD), na sessão desta segunda-feira (9) ao rejeitar o projeto de lei de autoria do parlamentar, que definia índice para correção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Conforme mostrou o Marília Notícia, Rezende pautou para a sessão desta segunda o Projeto de Lei Complementar (PLC 02/21), que altera o Código Tributário do Município de Marília e obriga o prefeito a decretar o reajuste anual do tributo pelo índice que tiver a menor correção anual.
A articulação para mandar o projeto ao arquivo foi de Eduardo Nascimento (PSDB), que usou a tribuna para justificativa de voto. O vereador afirmou ter apresentado projeto equivalente, antes de Rezende. O PLC 01/21 trata da mesma matéria.
“Se um foi protocolado primeiro, tem a preferência de trâmite e votação. Por isso, solicitei aos nobres pares, por uma questão de justiça, apenas para restabelecer a justiça, porque aqui nós não temos vereador de primeira nem de segunda classe”, alfinetou no plenário da Casa.
Além de Nascimento, votaram contra o PLC de Rezende a vereadora Vânia Ramos (Republicanos), Ivan Negão (PSB), Rogerinho (PP), Marcos Custódio (Podemos), Danilo Bigeschi (PSB), Oswaldo Féfin (PSL) e Élio Ajeka (PP).
Nascimento pediu que o projeto de sua autoria seja incluso na pauta da próxima sessão. O texto apresenta algumas diferenças, o que pode inclusive encarecer o imposto em relação ao que Rezende propôs.
Enquanto a proposta redigida por Rezende estabelece o menor indicador, entre o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a proposta de Eduardo Nascimento – se aprovada – vai vincular a revisão ao IPCA.
Atualmente, o Código Tributário do Município tem como única referência o IGP-M, que em 2020 somou mais de 24%.
O presidente da Câmara, que não se posicionou durante a sessão sobre a crítica do colega parlamentar, foi procurado pelo MN para comentar o episódio, mas não se manifestou até a conclusão dessa reportagem. O espaço segue aberto.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.