Marília

Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável é apresentado

O Plano foi elaborado pelo CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Prefeito Daniel Alonso recebeu na tarde da última terça-feira, dia 29, estudos do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Marília.

Elaborado pelo CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o plano é uma importante ferramenta de integração de políticas públicas e de desenvolvimento institucional, que tem por objetivo definir diretrizes para promover o desenvolvimento rural sustentável de Marília. O evento aconteceu no gabinete do prefeito.

“A partir de um estudo das cadeias produtivas existentes no município e dos principais problemas que interferem na zona rural, relacionados à segurança, educação, saúde, lazer e impactos ambientais, o Conselho, representando os vários segmentos do setor agropecuário, identificou as principais limitações e potencialidades que interferem de alguma forma nas iniciativas dos negócios agropecuários”, disse Guilherme Alves Meira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O plano propõe implantar programas e projetos específicos e, se necessário, reorientar os que estão em andamento, com a finalidade de tornar as cadeias produtivas existentes no município mais competitivas e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas direta e indiretamente nas atividades agropecuárias. O Vereador Evandro Galette participou do encontro representando a Câmara Municipal de Marília.

“Nós temos um potencial de desenvolvimento agrícola muito grande dado à extensão de área rural, a qualidade do nosso solo e ao nosso clima propício, principalmente para a produção de hortifruti. Além disso, a beleza natural da área rural permite desenvolver uma rota turística, com pousadas, restaurantes e venda de alimentos. Esse plano fala de tudo isso, será muito importante para nossa gestão”, disse Daniel Alonso.

O Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Marília teve a colaboração ainda da Casa da Agricultura, Cooperativa Agrícola Sul Brasil, COOPEMAR (Cooperativa dos Cafeicultores de Marília), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, SEBREAE e Unimar (Universidade de Marília).

Agricultura Familiar

O Prefeito salientou ainda que o plano irá ajudar ainda mais o Programa Agricultura Familiar. “Quando iniciamos o projeto existiam apenas 40 famílias no programa, hoje temos mais de 130; e cada dia mais o município está incentivando e dando subsídios para melhorar o programa”, disse.

Segundo ele, para fortalecer o programa, a intenção da Prefeitura é transformar o entreposto do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) em uma gestão municipalizada.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

32 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.