Marília

Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável é apresentado

O Plano foi elaborado pelo CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Prefeito Daniel Alonso recebeu na tarde da última terça-feira, dia 29, estudos do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Marília.

Elaborado pelo CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) e pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o plano é uma importante ferramenta de integração de políticas públicas e de desenvolvimento institucional, que tem por objetivo definir diretrizes para promover o desenvolvimento rural sustentável de Marília. O evento aconteceu no gabinete do prefeito.

“A partir de um estudo das cadeias produtivas existentes no município e dos principais problemas que interferem na zona rural, relacionados à segurança, educação, saúde, lazer e impactos ambientais, o Conselho, representando os vários segmentos do setor agropecuário, identificou as principais limitações e potencialidades que interferem de alguma forma nas iniciativas dos negócios agropecuários”, disse Guilherme Alves Meira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

O plano propõe implantar programas e projetos específicos e, se necessário, reorientar os que estão em andamento, com a finalidade de tornar as cadeias produtivas existentes no município mais competitivas e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas direta e indiretamente nas atividades agropecuárias. O Vereador Evandro Galette participou do encontro representando a Câmara Municipal de Marília.

“Nós temos um potencial de desenvolvimento agrícola muito grande dado à extensão de área rural, a qualidade do nosso solo e ao nosso clima propício, principalmente para a produção de hortifruti. Além disso, a beleza natural da área rural permite desenvolver uma rota turística, com pousadas, restaurantes e venda de alimentos. Esse plano fala de tudo isso, será muito importante para nossa gestão”, disse Daniel Alonso.

O Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Marília teve a colaboração ainda da Casa da Agricultura, Cooperativa Agrícola Sul Brasil, COOPEMAR (Cooperativa dos Cafeicultores de Marília), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, SEBREAE e Unimar (Universidade de Marília).

Agricultura Familiar

O Prefeito salientou ainda que o plano irá ajudar ainda mais o Programa Agricultura Familiar. “Quando iniciamos o projeto existiam apenas 40 famílias no programa, hoje temos mais de 130; e cada dia mais o município está incentivando e dando subsídios para melhorar o programa”, disse.

Segundo ele, para fortalecer o programa, a intenção da Prefeitura é transformar o entreposto do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) em uma gestão municipalizada.

(Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Educação de Marília inicia ano letivo para 19 mil alunos nesta quinta-feira

Alunos da rede municipal retomam estudos (Foto: Divulgação) A rede municipal de ensino de Marília…

1 hora ago

PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores

A Polícia Militar de Marília divulgou, pelas redes sociais, uma ação educativa com orientações sobre…

1 hora ago

Irmãos são presos por tráfico e associação, após descoberta de mais de 1,2 quilo de maconha

Itens foram apreendidos pela PM na ação (Foto: Divulgação) Dois irmãos foram presos em flagrante…

1 hora ago

Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região de Marília e atrai interesse

Início das aulas na Escola Estadual Professor Benito Martinelli era aguardado com grande expectativa (Foto:…

1 hora ago

Justiça absolve ex-diretor e engenheiro do Daem por morte de servidor soterrado

Funcionário estava em vala de 2,5 metro de profundidade (Foto: Marília Notícia) A Justiça de…

1 hora ago

Marília amplia vacinação contra a dengue nos dias 6 e 7 de fevereiro

Ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília promove…

1 hora ago

This website uses cookies.