Política

PF diz que Lula tem o mesmo tratamento dos ‘outros custodiados’

A Polícia Federal informou nesta quarta-feira, 11, que Lula preso está recebendo o mesmo tratamento aplicado aos “demais custodiados”. A PF divulgou nota – subscrita pela Comunicação Social da corporação em Curitiba – depois que o Sindicato dos Delegados pediu a transferência imediata do ex-presidente para “outro local”. Lula ocupa, desde sábado, 7, uma sala especial no último andar do prédio-sede da PF em Curitiba, por ordem do juiz Sérgio Moro.

O sindicato alegou que a permanência de Lula na PF provoca “transtornos”. A entidade diz que policiais federais estão se sentindo ameaçados.

A PF esclareceu que o tratamento dado a Lula é igual ao que é dispensado aos outros presos que estão na Custódia – isolados do petista – “salvo exceções específicas autorizadas pelo Juízo da 12.ª Vara Federal de Curitiba/PR, responsável pelos procedimentos de execução penal”.

“Neste sentido e ainda conforme decisão do Juízo da 13.ª Vara Federal de Curitiba, contida nos autos da ação penal correspondente, foi determinada a sua manutenção em espaço em separado, e a instalação de um televisor neste espaço”, segue a nota da PF, em alusão à determinação de Moro.

A PF assinala que “não houve o deferimento de qualquer outro benefício que não se aplique aos demais custodiados que se encontram atualmente na unidade policial”.

O regime de visitas de advogados e familiares “não sofreu qualquer alteração destinada a beneficiar o ex-presidente, familiares e advogados”.

A PF destacou que poderá, “eventualmente e com o conhecimento prévio do juízo”, realizar alterações apenas quando necessárias para a segurança das instalações, usuários e equipes policiais.

“Nenhuma pessoa ou mesmo servidor, a exceção daqueles envolvidos na sua segurança, possui qualquer contato com o ex-presidente.”

A PF afirma que “todos os direitos previstos para (Lula) estão sendo integralmente cumpridos e sua defesa cientificada diariamente sobre a situação do preso”.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

“Em relação à difusão de notícias relacionadas às circunstâncias da custódia do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal esclarece:

1) Todos os procedimentos adotados com relação ao Ex-Presidente são os mesmos aplicados aos demais custodiados, salvo exceções específicas autorizadas pelo Juízo da 12ª Vara Federal de Curitiba/PR, responsável pelos procedimentos de execução penal.

2) Neste sentido e ainda conforme decisão do Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, contida nos autos da ação penal correspondente, foi determinada a sua manutenção em espaço em separado, e a instalação de um televisor neste espaço.

3) Não houve o deferimento de qualquer outro benefício que não se aplique aos demais custodiados que se encontram atualmente na unidade policial. O regime de visitas de advogados e familiares aplicado não sofreu qualquer alteração destinada a beneficiar o ex-presidente, familiares e advogados.

4) A Polícia Federal poderá, eventualmente e com o conhecimento prévio do juízo, realizar alterações apenas quando necessárias para a segurança das instalações, usuários e equipes policiais.

5) Nenhuma pessoa ou mesmo servidor, a exceção daqueles envolvidos na sua segurança, possui qualquer contato com o ex-presidente.

6) Todos os direitos previstos para estão sendo integralmente cumpridos e sua defesa cientificada diariamente sobre a situação do preso.”

Agência Estado

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

14 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

15 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

15 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

15 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

15 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

15 horas ago

This website uses cookies.