Professor doutor Vitor Engracia Valenti é um dos cientistas mais influentes do mundo (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
O ranking dos cientistas mais influentes do mundo, elaborado pela Universidade de Stanford em parceria com a Elsevier, reconheceu dois pesquisadores de Marília. Vitor Engrácia Valenti, da Unesp, e Sandra Maria Barbalho, da Unimar, integram a lista que identifica os principais pesquisadores globais.
A relação representa aproximadamente 2% de todos os cientistas do planeta. A inclusão é baseada no c-score, indicador que mede impacto por meio de citações, em vez de apenas produtividade (número de publicações).
O cálculo também considera informações sobre coautoria e posição dos autores nos trabalhos (autor único, primeiro ou último). O banco de dados reúne indicadores bibliométricos padronizados.
Os cientistas são classificados em 22 campos e 174 subcampos, segundo a metodologia Science-Metrix. Esta versão utiliza dados do Scopus até o final de 2024, com base no snapshot de 1º de agosto de 2025. A Elsevier publicou o levantamento em 19 de setembro de 2025.
Receber a notícia de que eu integro o ranking dos 2% dos pesquisadores mais influentes do mundo é, sem dúvida, um dos momentos mais marcantes da minha trajetória acadêmica. Esse reconhecimento não apenas mostra o esforço individual, mas também o compromisso coletivo da Universidade de Marília em promover a ciência de excelência e de impacto. Também não posso deixar de destacar os meus companheiros de pesquisa de anos, o doutor Adriano Cressonera Uge e a doutora Ellen. Para mim, pessoalmente, estar entre os nomes que mais contribuem para o avanço do conhecimento no mundo é motivo de imensa honra e gratidão.”, afirmou Sandra ao Marília Notícia.
A pesquisadora pontua ainda que a confirmação de que anos de pesquisa, dedicação e paixão pela ciência acabam reverberando além das fronteiras internacionais que alcançam a comunidade internacional. “Esse marco reforça a relevância da Unimar como instituição. Que incentiva e que valoriza a produção científica de qualidade. Eu sinto muito orgulho de levar o nome da Universidade a esse patamar, mostrando que nossa gratidão é significativa, que a nossa contribuição é significativa, não apenas no ensino e na formação de profissionais, mas também na geração de conhecimento que pode transformar vidas, transformar realidades”, salienta.
Sandra comenta que, quando recebeu a notícia, foi tomada de uma mistura de emoções, de alegria, de surpresa, mas acima de tudo de responsabilidade. “Afinal, estar entre os 2% mais influentes significa também assumir o compromisso de continuar pesquisando, de continuar fazendo pesquisa de qualidade, inovando e sempre colaborando para que a ciência avance cada vez mais em benefício da sociedade.”
O professor Vitor Valenti destacou que estar entre os 2% mais influentes do mundo é uma honra que “transcende o reconhecimento individual” e “mensura a influência real que a ciência desenvolvida exerce no cenário global”.
“Para Marília, esse resultado tem um significado muito especial. Mostra que a cidade é um polo de ciência e inovação, com pesquisadores produzindo conhecimento que dialoga com o que há de mais avançado no mundo. Essa conquista reforça o papel da nossa universidade e da nossa comunidade científica como motores de desenvolvimento social, econômico e educacional. É um orgulho para mim levar o nome de Marília para um ranking internacional dessa magnitude”, afirmou Valenti.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.