+ Notícias

Pesquisadora da Unimar apresenta avanços em biotecnologia na Alesp

Evento que reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil (Foto: Divulgação)

No plenário Dom Pedro I da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), ocorreu o ato solene “Doando Vidas”, evento que reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir e incentivar a cultura da doação de órgãos e tecidos. A iniciativa foi promovida pelo deputado Tomé Abduch (Republicanos) em parceria com a Business Professional Women – São Paulo (BPW-SP).

Durante a solenidade, a professora Maria Angélica Miglino, pesquisadora da Universidade de Marília (Unimar), apresentou trechos de seus estudos sobre biotecnologia aplicada ao transplante de órgãos e células. Em sua fala, destacou os avanços em bioengenharia e a produção de órgãos em laboratório, ressaltando o impacto potencial da ciência para milhares de pessoas que aguardam transplantes.

A criação da Comissão Parlamentar Permanente de Acesso à Doação de Órgãos, Terapias Celulares e Medicina de Precisão foi apontada como um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas relacionadas ao tema. O evento contou com a presença de lideranças como a médica oncologista Nize Yamaguchi, que destacou a relevância dos dados científicos apresentados, e representantes da Unimar, que enfatizaram o apoio institucional para o desenvolvimento das pesquisas.

Pesquisadora apresentou trechos de seus estudos sobre biotecnologia aplicada ao transplante de órgãos e células (Foto: Divulgação)

A presidente da BPW São Paulo, Célia Rizanti, ressaltou a importância de informar a população sobre a doação, destacando que a falta de informação é um dos fatores que impede a doação de órgãos e tecidos.

O vereador Professor Galdino (Cidadania), representando o Legislativo de Marília, destacou o compromisso com a busca de alternativas para reduzir as filas de transplante e fortalecer a cidade como referência em ciência e tecnologia.

O ato solene “Doando Vidas” evidenciou a interação entre ciência, poder público e sociedade civil, reforçando o papel da pesquisa científica no desenvolvimento de políticas públicas de saúde e na promoção da doação de órgãos e tecidos.

Marília Notícia

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

27 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

1 hora ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

2 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

2 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

5 horas ago

This website uses cookies.