Presos estão nas celas (Foto: Arquivo/MN)
O diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp) de Marília, revelou em entrevista ao Marília Notícia, que o clima na Penitenciária local é de tensão devido ao coronavírus.
Luciano Novaes Carneiro informou que, por decisão da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a saída dos presos do regime semiaberto e também a saída temporária de Páscoa foram adiadas. A situação causou irritação entre os detentos.
“Nenhum preso que estava com saída temporária vai poder sair, está tudo cancelado. É uma ordem superior do Governo e do Tribunal. As visitas por enquanto estão mantidas. O clima é de revolta, não há como negar, um clima pesado, de tristeza”, disse Carneiro.
Segundo o dirigente, nesta segunda-feira (16) os detentos já foram encaminhados para as celas.
“O clima ficou tenso e o diretor foi rápido, já passou para os presos a decisão da secretaria e logo depois trancou toda a cadeia, trancou todos os presos nas celas, então eles nem tiveram tempo de arquitetar ou reagir. Nesse momento, a cadeia está toda trancada, por medidas de segurança, vão soltar só alguns presos para manutenção básica e aguardar”, comentou.
A Penitenciária de Marília está com 1.350 presos no regime fechado e 594 no semiaberto. A princípio os detentos não estariam acreditando que a pandemia do coronavírus vai chegar até o interior de São Paulo.
“Por exemplo, hoje pela manhã fomos fazer contagem e eles [presos] viram o agente com máscara para evitar o contágio e já ficaram espantados. Então é algo de pequeno e médio prazo até eles se conscientizarem”, falou Luciano.
O diretor do Sindasp já tinha protocolado, na semana passada, um ofício junto a SAP solicitando providências e vários itens para evitar que a pandemia atinja os funcionários.
“A providência que foi tomada de antemão é a conscientização dos funcionários e dos presos. Os insumos ainda não estão sendo disponibilizados porque talvez ainda não chegaram da Secretaria. A gente sabe que não há estrutura para atender toda essa demanda, porque a pandemia foi muito rápida e eu creio que o SUS não vai suportar, mas algumas medidas básicas eu creio que o governo vai resolver”.
Algumas medidas já estão sendo cogitadas nos bastidores e podem ser tomadas pela SAP nos próximos dias. “Inclusive já estão cogitando, nos bastidores, que a SAP vai usar uma unidade que ainda não foi inaugurada como isolamento para aqueles presos que estiverem com suspeita ou positivo de coronavírus. Agora vamos aguardar até o final de semana essas novas regulamentações. Vai partir do secretário”, finalizou Luciano.
Outro lado
A SAP foi questionada pela reportagem sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o coronavírus nas penitenciárias, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.
Rebeliões
Rebeliões aconteceram em pelo menos quatro unidades prisionais do Estado (Foto: Divulgação)
Algumas rebeliões foram registradas na noite desta segunda-feira (16) em unidades prisionais do Estado – Mongaguá, Tremembé, Porto Feliz e Mirandópolis (em Mongaguá houve evasão de presos – veja vídeo abaixo).
A rebelião foi causada devido a suspensão temporária da saída temporária que beneficia mais 34 mil presos do regime semiaberto em todo o Estado. A medida foi necessária para tentar evitar a propagação do coronavírus.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.