Marília

Pelo segundo ano, Marília concorre ao prêmio ‘Josué de Castro’ de combate à fome

Projeto de combate à fome garantiu a habilitação da cidade (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio do setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foi habilitada, pelo segundo ano consecutivo, a concorrer na 13ª edição do prêmio ‘Josué de Castro’, promovido pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

O prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e para a promoção da segurança alimentar e nutricional nas categorias de ‘melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo’ e ‘melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais’.

O município inscreveu o projeto ‘Banco Municipal de Alimentos de Marília no combate à fome e ao desperdício’, que tem como objetivo a coleta, o recondicionamento de alimentos por meio de captação e recepção de doações de alimentos, fora ou não dos padrões de comercialização, oriundos dos setores públicos e privados que comercializam, armazenam e processam os mantimentos, mantendo-se as características sensoriais e nutricionais adequadas ao consumo.

A seleção e higienização passam pela supervisão da nutricionista do Setor da Segurança Alimentar, vinculada ao Banco Municipal de Alimentos, e o estabelecimento que doa não tem responsabilidade na inspeção sanitária.

“Participamos pela primeira vez da premiação ‘Josué de Castro’ no ano de 2022 e ficamos surpresos por sermos habilitados entre os vinte melhores programas do Estado com o projeto do restaurante popular Nosso Prato. A habilitação no ano de 2023 demonstra que estamos no caminho certo em relação à Segurança Alimentar do Município”, destacou a responsável pelo setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, servidora municipal Aline Angélica Silva.

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Damasceno, pontuou que o desperdício de alimentos é um problema global que afeta não apenas a Segurança Alimentar, mas também o meio ambiente e a economia. “Assim, o aproveitamento integral de alimentos tem se destacado como uma prática eficiente e sustentável, capaz de atenuar os impactos negativos desse desperdício e promover a utilização mais consciente dos recursos disponíveis. Nesse contexto, o Banco Municipal de Alimentos de Marília torna-se uma das alternativas para o aproveitamento integral de alimentos antes considerados impróprios para consumo humano, contribuindo para combater o desperdício”, ressaltou Damasceno.

“A segurança alimentar sempre foi uma grande preocupação da gestão Daniel Alonso, e o Banco de Alimentos, além de angariar doações de produtos adequados à alimentação humana, também promoverá sua distribuição aos beneficiários dos programas assistenciais, vinculados às unidades públicas assistenciais do município, previamente cadastrados e aptos ao recebimento, contribuindo para o combate à fome e ao desperdício de alimentos. Estarmos entre os selecionados para concorrer à premiação reforça que Marília está no caminho certo”, destacou o prefeito em exercício, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Marília Notícia

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

7 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

7 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

11 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

12 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

12 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

12 horas ago

This website uses cookies.