Regional

Pedido solicita revisão de área ambiental para favorecer crescimento urbano de Assis

Governador não se manifestou sobre o pedido (Foto: Divulgação)

Pedido feito pelo prefeito de Assis, José Fernandes (PDT), ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), solicita a revisão ambiental de uma área que cobre cerca de 30% do território do município.

Durante a entrega das moradias no bairro Bela Vista, na última quarta-feira (6), Fernandes pediu que fosse feita a revisão dos planos de manejo da Floresta Estadual de Assis e da Estação Ecológica de Assis. A intenção seria reduzir a área de amortecimento dessas unidades, consideradas pela Prefeitura como limitadoras do crescimento da região norte da cidade.

O prefeito alega que sabe a importância da preservação ambiental e não quer derrubar a floresta, mas encontrar um equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento socioeconômico de Assis.

O chefe do Executivo argumenta que a área de amortecimento, conforme está definida, impede a geração de novas oportunidades de emprego e renda.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Fábio Nossack, a revisão dos planos de manejo já foi iniciada pelo Estado, mas foi interrompida para priorizar unidades de conservação sem plano de manejo.

Conforme o Executivo, o governador não se manifestou sobre o assunto durante a visita, mas o secretário de Obras de Assis afirma que já protocolou um ofício junto ao Governo do Estado solicitando a retomada da revisão dos planos de manejo.

OUTRO LADO

O Marília Notícia questionou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística sobre a questão. Veja abaixo a nota na íntegra:

“A Fundação Florestal informa que os Planos de Manejo da Estação Ecológica e da Floresta Estadual de Assis foram aprovados em 2009 e encontram-se em implementação pela gestão dessas unidades. As próximas etapas de revisão dos Planos de Manejo consistem na realização de oficinas participativas para coleta de contribuições, inclusive sobre a possibilidade de ampliação ou redução das zonas de amortecimento e de coleta de documentos. Tais etapas, no entanto, somente ocorrerão após a finalização do processo de ampliação dos limites das unidades, previsto para o fim do semestre (Processo SMA 42.192/2002 – NIS 1441509). O processo de revisão desses planos foi iniciado em 2020 pelo Comitê de Integração dos Planos Manejo de Manejo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), quando a caracterização, as propostas preliminares de zoneamento e os programas de gestão foram elaborados.”

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Daniela Casale

Recent Posts

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

3 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

5 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

5 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

5 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

6 horas ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

6 horas ago

This website uses cookies.