Regional

Pedágios passam a multar por excesso de velocidade

A Eixo SP, concessionária que administra a Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), na região de Marília, informou nesta sexta-feira (8), que o sistema de lombadas eletrônicas nas pistas de cobrança automática e mista passam a ter validade na fiscalização.

Após o cumprimento da fase educativa e com a homologação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os equipamentos já estão autuando veículos que excedem a velocidade regulamentada nos perímetros das praças de pedágios, de 40 km/h.

Os pedágios de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) e Oriente (distante 19 quilômetros) estão na lista dos que já estão multando quem ultrapassar a velocidade máxima permitida.

A instalação das lombadas eletrônicas é uma exigência do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado, sob fiscalização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Segundo a concessionária o foco das lombadas é a segurança dos condutores que utilizam o sistema de pagamento e também dos colaboradores que atuam nas praças de pedágios.

De acordo com a Eixo SP, está previsto no contrato de concessão que a concessionária instale e mantenha em condições de operação os equipamentos. Já a autuação do condutor e gestão das multas é de responsabilidade do DER.

VEJA AS PRAÇAS DE PEDÁGIOS QUE JÁ ESTÃO OPERANDO E FISCALIZANDO:

(Foto: Reprodução)

ORIENTAÇÕES

A concessionária enfatiza que mesmo sem passar pelas cabines, os motoristas devem trafegar dentro do limite de velocidade indicado nas placas, que estão sempre à disposição dos condutores.

A velocidade máxima permitida para essa passagem visa coibir excessos, e, assim, evitar colisões traseiras durante a passagem e até choques contra a própria cabine da praça de pedágio.

Para trafegar pela pista automática de cobrança, o usuário deve possuir o sistema eletrônico de cobrança. Ao se aproximar da praça, o motorista deve reduzir a velocidade aos poucos e entrar na pista de cobrança automática. Haverá a liberação luminosa do semáforo, seguida do levantamento da cancela.

Daniela Casale

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

8 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

8 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

8 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

8 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

9 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

9 horas ago

This website uses cookies.