Categories: Marília

Pauta da Câmara desta segunda tem 10 projetos de Lei

A sessão ordinária da Câmara de Marília nesta segunda-feira será formada por 10 projetos de Lei. Três serão votados como objeto de deliberação e sete como processos conclusos. A presidência da Casa começará a sessão às 17 horas.

A ordem do dia será aberta com a votação do projeto de Lei Complementar n.º 06/2015, de autoria do presidente da Câmara de Marília, vereador Herval Rosa Seabra (PSB). A matéria sugere prorrogar o prazo estabelecido na Lei Complementar n.º 712/2014 para regularização de ampliações e construções com áreas de até 100 metros quadrados e a regularização de telheiros com finalidades residenciais por mais 180 dias.

Em seguida, o plenário analisa se é objeto de deliberação ou não, o projeto de Lei n.º 26/2015, do vereador Luiz Eduardo Nardi (PR), que dá nova redação ao inciso II, do artigo 3º, da Lei n.º 7.704/2014, que estabelece normas para aprovação de desdobro de lote, passando a permitir que o pedido seja feito com contrato de compra e venda. “O propósito é facilitar a situação de inúmeros proprietários e, inclusive, incentivar a regulamentação de imóveis junto ao Poder Executivo”, justificou Nardi.

O terceiro projeto da ordem do dia no item dos objetos de deliberação é de autoria do vereador Cícero do Ceasa (PT). O projeto de Lei n.º 31/2015, quer instituir o programa de Incentivo do Desenvolvimento Rural Sustentável nas comunidades rurais, bem como nos distritos de Marília.

Projetos conclusos

 Dos sete projetos conclusos, um é de autoria da Prefeitura de Marília, e é justamente o que abrirá as votações neste item. O projeto de Lei n.º 32/2015, modifica as Leis n.º 4.336, de 23 de outubro de 1997, e n.º 5.166, de 2 de abril de 2002, para alterar a qualificação da escola Roberto Caetano Cimino. Atualmente, a escola, que integra a rede municipal de ensino, é classificada como EMEFEI, ou seja, Escola Municipal de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.

A administração sugere, a partir do projeto de Lei 32/2015, que a Roberto Cimino passe a ser EMEF, Escola Municipal de Ensino Fundamental. “A partir do corrente ano, a referida escola atende exclusivamente aos alunos do Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano”, explicou na justificativa da matéria o prefeito Vinícius Camarinha (PSB).

O segundo projeto concluso desta segunda-feira requer maioria absoluta para sua aprovação e recebeu emenda. O projeto de Lei Complementar n.º 4/2015, da vereadora Sônia Tonin (PSC), sugere modificação no Código de Obras e Edificações do Município [Lei Complementar n.º 42/92], passando a permitir o rebaixamento de guias total em via pública com o estacionamento proibido. “Nossa intenção é de ajudar a aumentar o número de vagas disponíveis aos motoristas, passando a permitir o estacionamento por toda a extensão do imóvel e desde que não obstrua o passeio público”, explicou a vereadora autora da matéria. O PLC 4/2015 tem emenda de autoria do vereador José Menezes (PSL), que sugere a inclusão do Conselho Municipal de Habitação e Política Urbana como um dos órgãos apreciadores dos casos especiais, ao lado da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e do GEA (Grupo Especial de Análise).

A redação final do projeto de Lei n.º 131/2014, de autoria do vereador José Bassiga Goda (PHS), que obriga estabelecimentos de saúde a exibirem tabela de preços dos serviços prestados, é o terceiro item dos conclusos. A matéria já foi aprovada em dois turnos em sessões ordinárias anteriores.

Outro projeto de autoria do presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, será apreciado na ordem do dia desta segunda-feira. A matéria, quarto item dos conclusos, trata-se do projeto de Lei n.º 6/2015, será votada em primeira discussão e disciplina o atendimento preferencial em bancos e instituições financeiras na triagem que é feita antes do atendimento bancário. Têm preferência na triagem idosos, deficientes, gestantes e mulheres com bebês.

Também será votado em primeira discussão o projeto de Lei n.º 7/2015, de autoria do vereador Silvio Harada (PR), que estabelece a disponibilidade de sinal de internet sem fio (wi-fi) para acesso gratuito à população de Marília nas respectivas repartições municipais.

Em seguida, os vereadores votam em discussão única o parecer da Comissão de Justiça e Redação (exarado na Correspondência n.º 796/2015, da Prefeitura de Marília) que solicita permissão de uso de aparelho ultrassom digital pela Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite no projeto Maternidade Segura.

O projeto de Lei n.º 130/2014, do vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB), incluído na ordem do dia após aprovação de requerimento verbal, estabelece faixa exclusiva para o tráfego de motos. A reserva de espaço para o tráfego de motociclistas seria aplicada em avenidas e ruas de grande circulação.

A sessão ordinária é aberta ao público e começa a partir das 17 horas. Transmissões podem ser acompanhadas pela TV Câmara [Canal 21 NET/ Canal 25 NET], sinal aberto 61.3 ou pela internet www.camar.sp.gov.br/tv. O Poder Legislativo de Marília fica na rua Bandeirantes, nº 25, região central da cidade, telefone (14) 2105-2000.

Marília Notícia

Recent Posts

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

18 minutos ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

22 minutos ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

24 minutos ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

3 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

3 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

3 horas ago

This website uses cookies.