Marília e região

Passageiros se adaptam no 1º dia de reforma do Terminal

Paradas de ônibus foram improvisadas em praças próximas à Catedral São Bento, no Centro (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

Os passageiros do transporte coletivo urbano de Marília estão se adaptando às mudanças temporárias no embarque e desembarque dos ônibus após o fechamento do Terminal Urbano para reformas, iniciado nesta segunda-feira (17).

As obras, que visam modernizar a estrutura e oferecer mais conforto no futuro, exigiram a realocação provisória dos pontos de ônibus para áreas externas.

Todos os embarques e desembarques foram transferidos para as ruas Sergipe e Paraíba, sendo que esta última voltou a operar em mão dupla exclusivamente para a circulação dos ônibus. Para facilitar a reorganização, os pontos foram distribuídos de acordo com os bairros de destino.

Paradas de algumas linhas estão na Praça Maria Izabel (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

LINHAS

Os passageiros com destino ao campus universitário, bairros Castelo Branco, Cascata, Novo Horizonte, Jardins Califórnia e Cavallari, além do distrito de Dirceu e do Marília Shopping, devem embarcar na rua Sergipe, no sentido centro-bairro.

Já as linhas que seguem para Altos do Palmital, Cesar Almeida, Jânio Quadros, Maracá, Marina Moretti, Distrito Industrial, Jardim Bandeirantes, Parque das Nações, distrito de Padre Nóbrega e Vila São Paulo operam a partir da rua Paraíba, na mesma direção.

No sentido inverso, na calçada do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foram instaladas as paradas para Chácara Três Lagoas, Nova Marília (primeiro e segundo grupos), Jardins Marajó e Nacional, além do Teotônio Vilela.

Paradas estão identificadas por placas com QR Code, direciona para site com todas as linhas (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

AJUSTES

As novas paradas foram identificadas com placas contendo o nome e o número das linhas, além de um QR Code para consulta de horários e tarifas no site da Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU). No entanto, muitos passageiros enfrentaram dificuldades para localizar seus pontos, especialmente no início da manhã.

Embora a reestruturação tenha sido planejada, alguns usuários relataram que a divulgação do novo mapa de embarque poderia ter sido mais clara. Para minimizar os impactos, as empresas do transporte público liberaram, de forma excepcional, o embarque pela porta traseira dos ônibus para passageiros que pagam a tarifa em dinheiro e ainda não possuem o cartão magnético de integração.

Reforma em calçada atrapalha parada de ônibus de duas linhas na praça da catedral (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

TRANSIÇÃO

Em nota, a AMTU, que representa as empresas Grande Marília e Sorriso de Marília, informou que o tempo de integração entre linhas, normalmente de 60 minutos, será flexibilizado durante este período. Além disso, os passageiros que enfrentarem dificuldades poderão solicitar ressarcimentos em casos específicos.

Para incentivar o uso do sistema de bilhetagem eletrônica e garantir mais agilidade, será montada uma barraca para a emissão imediata e gratuita do cartão magnético. Segundo a AMTU, atualmente apenas 13% dos 25 mil passageiros diários pagam a tarifa em dinheiro.

Com braço quebrado, a lavadeira Silvia Gomes teve que esperar o ônibus debaixo de sol (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)

ADAPTAÇÃO

Com a interdição temporária do Terminal, passageiros passaram a utilizar a estrutura disponível nas ruas de embarque. Embora o espaço provisório não conte com as mesmas facilidades do Terminal, como banheiros, assentos e bebedouros, algumas alternativas foram encontradas pelos usuários.

Apesar dos desafios iniciais, muitos passageiros compreendem a necessidade das obras. O aposentado Roberto Borrago, de Vera Cruz, que utilizou o transporte nesta segunda-feira, aprovou a reforma. “É a primeira vez que venho aqui. Acho bom reformar. Lá estava meio feio, não?”, comentou.

A Prefeitura de Marília informou que a previsão de conclusão das obras no Terminal Urbano é de 10 dias. Já a empresa responsável pela reforma teve seu prazo de entrega prorrogado até julho deste ano para a finalização completa dos serviços.

Obras foram retomadas nesta segunda-feira no Terminal Coletivo Urbano (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)
Marília Notícia

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

15 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

15 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

15 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

15 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

15 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

15 horas ago

This website uses cookies.