Marília

Parque Tecnológico vai ter Prefeitura como núcleo e atrair serviços

Terreno de 200 mil m² deve receber, em primeira etapa, benfeitoria básicas de infraestrutura (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Marília)

Novo modelo de Parque Tecnológico de Marília – que será implantado em Lácio – terá como núcleo um Centro Administrativo. O anúncio de investimentos de R$ 30 milhões em infraestrutura urbana, parte desse valor para o projeto, trouxe otimismo.

Detalhes do estudo, que passou por alterações no eixo central, ainda estão sendo definidos, mas a previsão é que agora a própria Prefeitura “puxe a fila” como a primeira ocupante do espaço urbano, que promete inserir o município entre as “cidades inteligentes”, mais preparadas para crescer e se desenvolver.

Diferente dos distritos industriais clássicos, os parques tecnológicos não acolhem empresas pela capacidade de produção, mas pelo potencial de inovação.

O objetivo destes espaços é ampliar e concentrar estruturas de fomento à inovação dos setores produtivos. Como uma grande incubadora de desenvolvimento, a intenção é potencializar as iniciativas empreendedoras dos negócios de base tecnológica.

Em geral, os Parques Tecnológicos apostam menos em máquinas e mais em cérebros. A ideia é aproveitar o suporte de capital intelectual, científico e tecnológico das instituições de ensino e pesquisa da região, conectando ensino, pesquisa e produção.

NOVO INSIDE

Já certificado pelo Governo do Estado de São Paulo – projeto aprovado na Assembleia Legislativa –, o parque mariliense apresentou importante alteração e pretende ir além de um condomínio de empresas e serviços de pesquisa, com “pegada” tecnológica.

“Pretendemos que um Centro Administrativo seja o núcleo do Parque Tecnológico de Marília. Nesta fase, estamos definindo alguns detalhes e teremos sim um condomínio de empresas, por meio de parcerias, mas a ideia é implantar algo diferente do que existe em outras cidades”, destaca o secretário municipal de Planejamento Urbano, José Antônio de Almeida.

Área reservada pelo município para instalação do Parque Tecnológico (Imagem: Divulgação)

DINHEIRO

Na semana passada, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o vice-governador Rodrigo Garcia (mesmo partido) anunciaram recursos da ordem de R$ 30 milhões para infraestrutura urbana em Marília. Parte desse valor – ainda não foi informado quanto – deve ser destinada ao Parque Tecnológico.

O secretário municipal explica que a Prefeitura já pode investir na área, mas é fundamental que seja certificado também o modelo estrutural de Parque Tecnológico que a cidade deseja, com o Centro Administrativo já projetado. “Estas obras iniciais consistem, evidentemente, na infraestrutura básica”, diz.

O Parque deve ocupar parte do distrito industrial de Lácio, com uma ampla área institucional do município e também a retomada de alguns terrenos que foram doados – mediante aprovação da Câmara –, nos quais as empresas beneficiadas não cumpriram prazos para construção e ocupação.

CENTRO NOVO

A ideia é que o movimento gerado pelos serviços públicos, os primeiros inquilinos da área, atraia empresas e prestadores de serviços, para expandir o moderno corredor já existente na zona Leste, no eixo Esmeraldas.

Além disso, com a instalação do Centro Administrativo, os empreendedores e os centros de pesquisa terão fácil acesso aos órgãos públicos, o que tende a reduzir burocracia, facilitar as cooperações e ações conjuntas.

CENTRO HISTÓRICO

Com o projeto, em poucos anos, a cidade poderá ter – na prática – uma melhora na mobilidade urbana nas estreitas e antigas ruas de Marília.

Pode haver mudança também no perfil de ocupação na tradicional área central, a exemplo do que ocorre em Capitais, com mais espaço para prédios residenciais, revitalização e novas opções de lazer e cultura.

“A ideia é que [a mudança] possa ir além da Prefeitura e envolver a Câmara Municipal e outros importantes órgãos públicos. É algo para longo prazo, em um movimento muito parecido com cidades que cresceram, expandiram, com planejamento. Acreditamos que, em algumas décadas, poderemos olhar para trás e ter certeza que fizemos o melhor”, conclui o secretário.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

1 hora ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

6 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

10 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

10 horas ago

This website uses cookies.