Marília

Parceria da Prefeitura e Unimar traz à cidade professores angolanos

Prefeito Daniel Alonso recebeu comitiva angolana em seu gabinete (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, e a Unimar (Universidade de Marília) recebem nesta segunda-feira (22) um grupo de professores da Escola Superior Pedagógica do Bié da República de Angola. Os docentes, incluindo o diretor geral da instituição, participam de Capacitação em “Administração e Gestão Escolar”.

Termo de Cooperação Técnica Educacional foi assinado entre o município, a Unimar e a secretaria municipal. A interação será de cinco dias, com conteúdo teórico e prático, visitas a unidades escolares de educação infantil e fundamental e na sede da Secretaria.

Em abril, comitiva angolana esteve na cidade e formalizou a cooperação para intercâmbio bilateral com a Unimar, na qual acadêmicos de ambas as instituições poderão desenvolver pesquisas, cumprir disciplinas e realizar estágios supervisionados.

A capacitação, cogitada à época, virou realidade. Desembarcam neste sábado (20) em Marília os professores doutores Alfredo Maria Paulo (diretor geral), Eduardo Cassinda João (Departamento de RH), António Paulo Cuionja (Ciências da Natureza) e professor mestre Aristides Cambuta (Apoio Acadêmico).

“Teremos uma programação de segunda a sexta, preparada com muito carinho e critério por nossa equipe, de acordo com a proposta da capacitação, ou seja, focada na administração e gestão escolar. Será uma experiência enriquecedora para todos”, destacou o secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi.

Reunião foi produtiva e bastante elogiada (Foto: Divulgação)

A capacitação intensa é um projeto piloto, que será executado no Termo de Cooperação Técnica Educacional, pelos especialistas da Secretaria Municipal da Educação, nas diferentes áreas. Os visitantes verão de perto como funcionam setores como transporte, alimentação, educação especial, entre outros.

Organização, gestão, metodologias e estratégias adotadas em Marília, que vão além da legislação brasileira (mais que o obrigatório) são vitrine para muitos países.

A assessora do gabinete do secretário e responsável pelo planejamento do curso, Márcia Regina Vinholo, conta que o contato anterior já resultou em elogios.

“Os representantes que nos visitaram anteriormente demonstram grande interesse, justamente pela capacidade de realização da nossa rede e amplitude do atendimento”, destacou Márcia.

Helter relata que a delegação acadêmica será recebida pelos vereadores na segunda-feira (22), às 8h30, na Câmara Municipal. Em seguida, segue para a Prefeitura, onde terá encontro com prefeito Daniel Alonso no gabinete. “Serão recebidos calorosamente”, destacou o secretário.

Brunno Alexandre

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

5 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

11 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

11 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

11 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

11 horas ago

This website uses cookies.