Marília

Palestra na Santa Casa passa informações importantes sobre AVC

A médica neurologista Márcia Alves Moura Polin foi a palestrante. (Foto: Divulgação)

Palestra realizada no salão de reuniões da Santa Casa de Misericórdia de Marília passou informações importantes sobre atendimentos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), na noite do dia 5 de novembro. Médicos e profissionais que compõem equipes de urgência e emergência marcaram presença no evento.

A palestrante foi a médica neurologista Márcia Alves Moura Polin, coordenadora chefe da equipe médica da Neurologia do Hospital de Base de Bauru, representante do protocolo de atendimento de AVC da Unimed Bauru e docente da disciplina de Neurologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu.

A profissional discorreu sobre a importância do treinamento e da capacitação profissional para sistematizar e identificar o AVC no menor tempo possível. Isso porque, na maioria dos casos, é possível evitar sequelas com a utilização de medicamentos trombolíticos em até 4h30 a partir do início dos sintomas.

(Foto: Divulgação)

A sigla SAMU (Sorrir, Abraçar, Música e Urgência) é usada para a identificação rápida dos sintomas, seguindo o Código de Cincinnati – escala de avaliação médica para diagnosticar o AVC. Pedir para a pessoa sorrir para saber se a boca está torta, abraçar para constatar se há perda de força e repetir a frase de uma música para checar a dificuldade na fala são testes fundamentais. Em caso de detecção destes sinais, a orientação é para que a pessoa seja encaminhada a um serviço de urgência o mais rápido possível. Estas dicas podem fazer com que as funções paralisadas no organismo sejam retomadas.

Polin destacou ainda a importância dos hospitais aderirem ao Programa Angels, do Laboratório Boehringer, que auxilia os médicos a estabelecerem e otimizarem centros capacitados para o tratamento do AVC isquêmico agudo, com o apoio de associações locais e internacionais. Em todo o País, são 111 unidades hospitalares com o selo da iniciativa, validado pela Sociedade Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e que conta com o apoio da World Stroke Organization.

“80% dos casos de AVC são reversíveis, levando-se em consideração que são os tipos isquêmicos. Os hemorrágicos são mais graves, mas representam apenas 20% do total de registros. Ações rápidas são muito importantes e os profissionais devem estar atentos para estes testes rápidos. Agradecemos imensamente a Márcia Polin por nos passar a grande experiência dela na área. Ficamos satisfeitos em saber que estamos no caminho certo”, enfatizou a diretora técnica da Santa Casa de Marília, Ismênia Torres.

(Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Marília atua como hospital de retaguarda no atendimento de AVC na região de Marília, tendo como referência o Hospital das Clínicas. Os encaminhamentos são realizados via CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), ligada à Secretaria de Estado da Saúde.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.