Gessi Maria Pereira dos Santos
Dois pacientes assistidos pelo Ambulatório de Saúde Mental da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) foram classificados no VI Concurso Nacional de Pintura, Poesia e Desenho do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Djalma Lima dos Reis na categoria pintura e Gessi Maria Pereira dos Santos na modalidade poesia foram selecionados entre os finalistas com a publicação no livro Arte de Viver.
Uma mesa examinadora, composta por cartunistas, médicos, profissionais de arte, artistas plásticos e escritores selecionaram as melhores obras para o livro do projeto Lado a Lado pela Vida.
“O Concurso Arte de Viver na sua 6ª Edição trouxe à Comunidade Saúde Mental da Famema uma grande satisfação ao selecionar trabalhos de dois usuários de nossos serviços (Ambulatório de Saúde Mental e Oficina Terapêutica) para publicação na sua edição impressa. Este concurso realizado por uma farmacêutica, apoiado, inclusive pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) tem o objetivo de incentivar a arte para pacientes com esquizofrenia e transtorno bipolar valorizando o trabalho intelectual e artístico dessas pessoas nas categorias desenho, poesia e pintura”, enfatizou a chefe da disciplina de Psiquiatria da Famema, Dra. Valéria Caputo.
A doença mental inabilita o indivíduo e faz com que ele se isole, mas a arte transpõe essa barreira e promove a comunicação entre paciente e profissional.
As atividades, realizadas em grupo, permitem aos pacientes o desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade. “Eu gostei muito. É um presente. Depois que aprendi a pintar, estou sempre treinando. Fui convidado para participar do concurso. Era o único com 15 anos e fui selecionado no Brasil inteiro”, mencionou Djalma Lima dos Reis.
Acompanhados também pelos profissionais das unidades de saúde, os participantes do concurso receberam todo o apoio para exprimir através da arte o que nem sempre conseguem expor pela fala.
“Frequento a oficina terapêutica há muito tempo. Foi lá que fiquei sabendo do concurso nacional e convidada a participar com as minhas poesias. Com o estímulo que recebi, voltei a estudar no SESMA. Atualmente estou fazendo o ensino médio. Fiquei muito feliz e surpresa vendo o meu poema em um livro. Agora estou estudando com mais entusiasmo. Agradeço a todos de A a Z”, declarou Gessi Maria Pereira dos Santos.
Nas oficinas e encontros pelo país, os pacientes puderam se expressar por meio de pinturas, desenhos ou a redação de uma poesia. Além do acompanhamento da equipe hospitalar que já os atende normalmente, uma arteterapeuta participou de todo o processo de criação e, se necessário, prestou auxílio durante o desenvolvimento das atividades. As oficinas aconteceram em hospitais e centros de atendimentos especializados em pacientes nas condições de esquizofrenia e transtorno bipolar. Todo o material foi disponibilizado aos pacientes que participaram.
“Nessa perspectiva, os serviços de Saúde Mental da Famema, em particular a Terapia Ocupacional, embora não trabalhe especificamente com arteterapia, busca realizar um trabalho personalizado, utilizando formas de atividades expressivas sempre que isto se mostra indicado para o usuário, como no caso dos dois que participaram do concurso”, concluiu a Dra. Valéria Caputo.
Com um recorde de participação, a seleção do concurso se deu entre mais de duas mil obras, dentro das três categorias. Foram escolhidos 100 trabalhos na categoria de pintura, 50 em poesia e 50 em desenho. Todo o conteúdo é fruto de 20 oficinas realizadas pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em clínicas e hospitais, além dos materiais enviados pelas instituições participantes.
Djalma Lima dos Reis
Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…
Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…
“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…
A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…
Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…
Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…
This website uses cookies.