Política

Paciente renal crônico rejeita procedimento e ataca enfermeiro

Um paciente renal crônico, que realiza tratamento na Santa Casa de Marília, agrediu um profissional de saúde, jogou insumos no chão e causou tumulto no setor de hemodiálise, ao rejeitar orientação da equipe médica. O caso foi registrado na Polícia Civil por determinação do hospital.

Incidente aconteceu na manhã de quinta-feira (1º) e foi denunciado no dia seguinte. Enfermeiro que trabalha na unidade relatou aos policiais que foi vítima de agressão física e ameaças de morte pelo paciente.

O trabalhador contou que foi chamado à sala de hemodiálise por uma enfermeira. No local, se deparou com o sistema extracorpóreo (máquina de hemodiálise) jogado no chão e pacientes assustados.

O agressor estava alterado e insistia em realizar o tratamento dialítico no lugar de um outro paciente, mas a poltrona estava na posição para “isolamento de contato”. O procedimento é feito quando a condição da pessoa atendida exige distanciamento dos demais.

O enfermeiro tentou explicar a necessidade da medida, para controle de infecções hospitalares, e lembrou que o paciente já havia sido comunicado desde o início de junho, sobre a mudança de “sua cadeira”.

Mas o homem não aceitou a orientação e empurrou o enfermeiro, com tapas em seu peito. Em seguida, chamou para briga e proferiu ameaças de morte contra ele e outra enfermeira. Ameaçou ainda levar armas de fogo e armas brancas para ferir os profissionais.

A situação só foi controlada com a chegada do médico responsável, que conseguiu persuadir o paciente a iniciar o tratamento dialítico naquela data, sob grave risco à própria saúde.

A ocorrência deixou os outros pacientes indignados. Devido aos longos períodos em que assiste seus pacientes, muitos deles na fila para transplante renal, o setor de hemodiálise da Santa Casa de Marília é diferenciado pela excelência, alta especialização e a criação de vínculos sociais e afetivos.

O serviço tem amplo atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para dezenas de municípios da região.

Em nota, a Santa Casa de Marília informa que ninguém ficou ferido e que tomou as devidas providências, inclusive com orientação individual ao paciente.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

20 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

20 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

20 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

20 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.