Categories: Polícia

Paciente chega a Santa Casa de helicóptero

Garoto de 12 anos sofreu acidente com combustível

Uma operação para salvar a vida de um garoto de 12 anos, paciente do SUS (Sistema Único de Saúde), mobilizou o serviço de regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Santa Casa de Misericórdia de Marília. O menino foi vítima de um acidente com combustível em Bragança Paulista e venceu os 440 quilômetros de distância entre Marília e a cidade de origem à bordo do helicóptero Águia.

O paciente, que teve a identidade preservada pela assessoria de imprensa do hospital, sofreu queimaduras em cerca de 40% do corpo. Ele foi transferido na tarde do último sábado (02) e está internado na UTQ (Unidade de Terapia de Queimados) da Santa Casa de Marília sob cuidados especializados.

A aterrissagem aconteceu no campo de futebol do Yara Clube e o transporte até o hospital teve apoio dos bombeiros locais. “Recebemos uma ligação perguntando se poderia descer no gramado. Não pensamos duas vezes. A vida está em primeiro lugar”, disse o gerente do clube, Manoel Tadeu da Silva.

O menino passou por uma reavaliação médica assim que chegou ao Pronto Saúde e foi transferido ao setor especializado. Três dias depois, está consciente, orientado e com prognóstico favorável.

A enfermeira Eliane Amanda Simões, que participou do acolhimento, explica que o transporte aéreo foi um recurso fundamental para a evolução positiva. O garoto tratado pelo SUS recebe atenção médica e de enfermagem com recursos de alta tecnologia, incluindo curativos com sedação, que amenizam a dor e o impacto psicológico, geralmente verificado em pacientes com queimaduras.

O uso do helicóptero Águia no transporte médico é um recurso excepcional, em que há risco de grande prejuízo à vida, caso não seja feita a intervenção. Em maio do ano passado, um garoto de 7 anos (morador em Garça), que estava a caminho de São Paulo para um transplante de coração, foi resgatado de um congestionamento na rodovia Castelo Branco (SP-280).

Geralmente, estes transportes só acontecem para centros que oferecem tratamentos altamente especializados, como é o caso da Santa Casa de Marília. A unidade de queimados (total de 8 leitos) não se limita à região de referência da DRS IV (62 municípios) e está à disposição do SUS para todo o Estado de São Paulo, por meio da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde).

O provedor do hospital, Milton Tédde, explica que o perfil do paciente queimado, muitas vezes, impõe longa permanência. Em 2015, por exemplo, a UTQ registrou 52 internações. Neste número não estão incluídos os pacientes que receberam terapia de queimados nas UTIs Geral e Pediátrica (casos críticos).

“O volume de internações pode parecer um número pequeno, mas se desdobra quando levamos em conta que, infelizmente, esse paciente demora a ter alta. Os 52 internados se desdobraram em 1.704 diárias. Só para facilitar a compreensão, cada paciente ficou, em média, 32 dias conosco”, disse Tédde.

A superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana, destacou a dedicação dos funcionários, da equipe médica e dos parceiros que atuaram na operação de transporte e acolhimento. Ela lembrou que a valorização da vida é primordial.

“Todos trabalharam com muito amor e competência. Nossa torcida agora é o rápido restabelecimento da saúde e a reintegração ao lar”, disse.

Marília Notícia

Recent Posts

Alcoolizado e sem CNH, motorista invade farmácia com carro e acaba preso

Um motorista foi preso em flagrante em Marília depois de dirigir embriagado, sem habilitação, perder…

23 minutos ago

Incêndio destrói loja de departamentos em Lins e mobiliza Corpo de Bombeiros

Loja teve mercadorias e o prédio totalmente destruídos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros) Um incêndio, que…

27 minutos ago

Dani Alonso e Capitão Augusto apoiam rodeios e provas equestres

Dani Alonso e Capitão Augusto lideram a frente parlamentar em defesa das tradições e da…

1 hora ago

Marília promove primeira ação antirrábica de 2026 no próximo dia 31

A Prefeitura de Marília promove no próximo sábado (31) a primeira ação de vacinação antirrábica…

1 hora ago

Operação Cata Treco atende cinco áreas da região central nesta segunda-feira

Operação chega à região central nesta segunda-feira para recolher materiais inservíveis (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

2 horas ago

Prefeitura lança Projeto Verão com atividades esportivas em várias regiões de Marília

Iniciativa da Selj amplia oferta de atividades gratuitas durante duas semanas (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

2 horas ago

This website uses cookies.