Marília

Ortopedia da Santa Casa tem importante conquista

Lélio Carli Batista é o coordenador da Residência em Ortopedia da Santa Casa. (Foto: Divulgação)

Pelo 2º ano consecutivo, a Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de Marília aprovou 100% de seus residentes na prova para a obtenção do título de especialista da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).

Receberam o título da SBOT após passarem nas avaliações os médicos que concluíram a residência na Santa Casa de Marília: José Cassimiro da Silva Neto, Diego dos Santos Santiago, James Augusto Soares Ferro e Rafael Cassiolato Garcia Godoy.

“Trata-se de um dos títulos mais difíceis do Brasil. São aplicadas provas oral, de habilidades e de comportamento. No ano passado já havíamos conseguido o mesmo feito. Estamos extremamente satisfeitos com o resultado”, salientou o coordenador da Residência em Ortopedia da Santa Casa, Lélio Carli Batista.

TEOT

O Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, conhecido como TEOT, é conferido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia todos os anos aos médicos especialistas em ortopedia e traumatologia que são aprovados num exame complexo, realizado geralmente em dois dias na cidade de Campinas, em São Paulo.

O exame é composto por provas escrita e oral, em que o médico tem de responder sobre condições clínicas e diagnóstico para dois examinadores, um exame físico, em que o candidato prova que sabe examinar corretamente um paciente e um exame de habilidades básicas em cirurgia, realizado com modelos artificiais de ossos e ligamentos.

A prova escrita tipicamente tem 100 questões com respostas de múltipla escolha (quatro alternativas) e duração de três horas e meia. No exame oral, são apresentadas situações clínicas para arguição do candidato por dois examinadores, durante aproximadamente duas horas. O exame físico e de atitudes traz cinco situações para arguição e tem duração de meia hora, e dele participam voluntários que atuam como pacientes. O exame de habilidades apresenta cinco situações práticas ao candidato, para que demonstre técnica cirúrgica, em meia hora.

Para habilitar-se previamente para o exame, o candidato deve apresentar artigo científico formatado, conforme as regras do edital. As avaliações este ano aconteceram no mês de março.

A Residência

A Residência em Ortopedia é credenciada pela SBOT e pelo MEC (Ministério da Educação). O curso possui duração de três anos e tem como preceptores os médicos ortopedistas Marcus Vinícius Muriano da Silva, Ricardo Yanasse e Lélio Mesquita Batista.

O título da SBOT é exigido por diversas instituições, principalmente aos médicos ortopedistas que buscam subespecialidades, as chamadas R-4, como são os casos das áreas da ortopedia relacionadas aos joelhos, mãos e ombros.

Marília Notícia

Recent Posts

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

12 minutos ago

Unimar amplia atuação em tecnologia com curso de Inteligência Artificial

Universidade de Marília ampliou sua atuação na área de Tecnologia da Informação (Foto: Divulgação) A…

12 minutos ago

Unimar inicia 2026 com imersão pedagógica e alinhamento institucional

Programação integrou palestras, debates e atividades voltadas ao fortalecimento do projeto pedagógico (Foto: Divulgação) A…

12 minutos ago

Justiça condena Marçal a pagar indenização a Boulos por desinformação

Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…

14 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes no Estado de São Paulo

A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…

15 horas ago

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…

15 horas ago

This website uses cookies.