Polícia

ONG resgata cães com sinais de magreza extrema

Magreza extrema de um dos animais chamou a atenção de voluntários (Foto: Divulgação/Spaddes)

Dois cães foram resgatados nesta quarta-feira (30) pelas ONGs Spaddes e Frida no bairro Parque dos Ipês, zona Sul de Marília. O responsável pelos animais foi identificado e mesmo com indícios de maus-tratos, segundo os voluntários, não foi responsabilizado.

A ação aconteceu após uma denúncia anônima recebida por um dos voluntários. No local indicado, rua Rubens Guardia, os representantes das ONGs encontraram o morador, que teria autorizado a entrada dos voluntários no imóvel para fiscalização.

Casinha precária, onde os cães tentavam se abrigar (Foto: Divulgação/Spaddes)

Na área externa da casa foram encontrados dois cães de porte médio, extremamente magros, com muitos carrapatos, sem alimentação adequada e com potes de água sujos.

“Os animais ainda estavam deitados dentro de uma ‘casinha’ que estava cheia de entulhos, com o local molhado devido à chuva”, relatou um dos responsáveis pelo resgate.

O tutor dos animais, após ser questionado sobre a situação, teria afirmado aos ativistas que os cães tinham o hábito de ir para rua e que estavam recebendo comida, mas mesmo assim não ganhavam peso.

No local pote sujo, que seria usado como bebedouro (Foto: Divulgação/Spaddes)

“Após constatação de uma médica veterinária, presente no local, foi atestado maus-tratos pelas condições em que os animais estavam e também a situação do local onde viviam”, contaram os protetores.

Relato dos ativistas cita descaso do tutor. “Após saber que os cães seriam recolhidos, ele disse para a equipe da ONG ‘pode levar, se vocês quiserem. Eu não quero mais essas porcarias aqui na minha casa, essas *** só me deram dor de cabeça”, afirmaram os voluntários.

Polícia Militar esteve no local, mas tutor não foi conduzido; ONG questionou (Foto: Divulgação/Spaddes)

Maus-tratos a animais é crime, mas a ocorrência não chegou a ser registrada pela polícia na CPJ e não houve flagrante contra o tutor.

Os cães foram recolhidos e encaminhamos para tratamento. Após exames, reabilitação e ouros procedimentos, eles poderão ser encaminhados para adoção responsável.

O Marília Notícia questionou a Polícia Militar, sobre a reclamação dos voluntários. O 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I), unidade cinquentenária da Polícia Militar esclareceu que:  a equipe policial-militar realizou contato com as partes e constatou que havia água e comida disponível para o animal, que estava solto no
quintal da residência e não apresentava sinais de violência.

Foi acionado atendimento veterinário, que compareceu no local e, após realizar exames no cão, não apresentou convicção de maus-tratos. O delegado de Polícia Civil foi cientificado sobre o fato e o boletim de
ocorrência registrado no local encaminhado à autoridade competente para prosseguimento das investigações. O animal foi recolhido pela ONG protetora dos animais para passar por exames complementares.

 

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

32 minutos ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

41 minutos ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

6 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

6 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

6 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

7 horas ago

This website uses cookies.