Categories: Marília

ONG critica Prefeitura por vender terrenos públicos

Administração do prefeito Vinicius Camarinha foi criticada por ONG e vereador da oposição

Foram sancionadas as Leis nº 7785 e 7786, que autorizaram a alienação, mediante venda, de 12 áreas públicas chamadas de “bens dominiais”, que são áreas recebidas pelo Município por ocasião da aprovação de loteamentos.

Os Projetos de Lei nº 51 e 52/2015, ambos de autoria da Prefeitura, foram aprovados contra os votos dos vereadores Cícero do Ceasa, Mário Coraíni Júnior e Wilson Damasceno na última sessão da Câmara (27).

O que chamou a atenção durante a votação, foi a parte que falava sobre a autonomia da Prefeitura para vender imóveis sem o parecer dos vereadores. Mas o vereador Luiz Eduardo Nardi sugeriu emenda a esse artigo, que passou a afirmar que “a alienação de bens imóveis do município dependerá de autorização legislativa e sempre precedida de parecer da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano”.

Mesmo com a aprovação, as proposituras receberam duras críticas. O vereador Wilson Damasceno afirmou que “é mais uma forma de dar um cheque em branco na mão do prefeito”.

Outro argumento utilizado é de que o projeto não especifica o destino do dinheiro arrecadado, se limitando a apenas informar que os recursos recebidos em razão da venda dos imóveis serão utilizados para investimentos.

“Este projeto não apresenta uma destinação para os recursos de venda, ou seja, o prefeito poderá fazer o que quiser com os recursos. Esses recursos poderiam, por exemplo, já serem destinados ao desfavelamento, mas não. Isso não está pré-determinado. Então, eu me pergunto quem este projeto vai beneficiar”, disse Damasceno.

Áreas

Os imóveis a serem vendidos são: Área de 6.067,96m² (loteamento residencial e comercial Fazenda São Sebastião); Área de 4.220,74m² (Bairro Residencial Reserva Esmeralda); Área de 6.320,81m² (loteamento Villa Flora Aquarius); Área de 786,09m² (Bairro Cascata, anexo ao Parque Residencial Vale Verde); Área de 557,45m² (Bairro Jardim Esplanada); Área de 773,62m² (Bairro jardim Esplanada); Área de 930,78m² (Bairro Jardim Esplanada); Área de 624,30m² (Bairro Jardim Esplanada); Área de 587,18m² (Bairro Jardim Esplanada); Área de 707,35m² (Bairro Jardim Esplanada); Área de 3.652,00m² (Bairro Senador Salgado Filho) e Área de 4.682,00m² (loteamento Fazenda São Sebastião).

No total, o Município irá se desfazer de um patrimônio correspondente a 29.910,28 m². Em contrapartida, para abrigar todos os departamentos públicos, a Prefeitura tem que alugar imóveis na cidade, pois os prédios existentes não são suficientes. Atualmente, a despesa mensal chega a R$ 385.940,42, conforme pesquisa realizada pela ONG Matra no Portal da Transparência da Prefeitura, cuja última atualização ocorreu no dia 28 de maio de 2014.

A entidade criticou duramente a posição da Prefeitura: “As razões para a venda dessas áreas públicas deveriam ser mais transparentes, pois atualmente a Prefeitura tem um gasto muito alto com o aluguel de imóveis justamente por não possuir prédios suficientes para abrigar todos os departamentos da Administração Pública. Então, esses imóveis poderiam ser utilizados para a construção desses prédios. Outra utilidade seria a construção de espaços comunitários. O município está dispondo de seu patrimônio, vendendo áreas que poderiam abrigar equipamentos públicos. Não é aceitável vender hoje para comprar mais caro amanhã. Esse estoque de áreas deveria atender a população e não fazer caixa, desprovendo o mariliense de espaços físicos que poderiam ser bem mais úteis”, disse em nota.

Marília Notícia

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

3 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

3 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

3 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

3 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

This website uses cookies.