Brasil e Mundo

OMS admite erro e eleva risco global de coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar nesta segunda-feira, 27, como “elevado” o risco internacional do coronavírus, após qualificá-lo como “moderado” em informe na semana passada. Segundo a entidade, houve erro de formulação do texto na avaliação anterior. O total de mortos pela doença chegou a 106 na China e houve o primeiro óbito em Pequim. Ao menos outros 12 países, em 3 continentes, já reportaram casos – nesta segunda a Alemanha entrou na lista. No Brasil, não há infecções registradas, segundo o governo federal. Minas informou apurar a situação de uma jovem de 22 anos, que veio da China e apresenta sintomas respiratórios, mas ainda vai discutir o caso com o Ministério da Saúde.

“Trata-se de um erro de formulação nos informes de situação dos dias 23, 24 e 25 de janeiro, e o corrigimos”, informou uma porta-voz da instituição, que tem sede em Genebra. A avaliação do risco de disseminação do vírus, conforme a OMS, foi atualizada para: “muito elevado” na China, “elevado” em nível regional e “elevado” em nível mundial. Isso não significa que foi declarada emergência global. A avaliação de risco, diz a entidade, considera a gravidade, a disseminação e a capacidade de responder ao avanço do surto, que já tem cerca de 4,1 mil casos confirmados pelo mundo, a maioria na China.

Na semana passada, a OMS se dividiu, mas a organização optou por não declarar emergência internacional em saúde pública – o que surpreendeu parte dos especialistas. A situação de emergência foi decretada pela entidade, por exemplo, na pandemia de H1N1, em 2009, e na epidemia de zika, em 2016.

A OMS disse que, até a semana passada, havia número localizado e limitado de casos e destacou as providências do governo chinês. O país já colocou mais de 40 milhões de habitantes em quarentena, suspendeu parte dos transportes e restringiu acesso a locais públicos, além de estender o feriado do ano-novo lunar.

A Mongólia fechou a fronteira terrestre com a China, com mais de 4,6 mil quilômetros, em um esforço para conter o vírus. Escolas e universidades locais também foram fechadas até 2 de março. A Malásia vai barrar moradores da Província de Hubei, epicentro do surto.

Já Estados Unidos, França, Espanha, Japão, Sri Lanka, Austrália e Rússia se organizam para tirar seus cidadãos de Hubei, em meio às medidas chinesas de isolamento. Entre as providências, estão negociações com Pequim e frete de aviões para levar os cidadãos de volta.

A OMS disse também nesta segunda-feira estar investigando se o vírus é contagioso no período de incubação, antes que apareçam os sintomas. Para a entidade, essa etapa dura de dois a dez dias Cientistas acreditam que o vírus pode ter manifestação assintomática.

Brasil

O governo federal disse nesta segunda que a situação está sob controle no País e afirmou que não vê necessidade de averiguar todas as aeronaves que vêm da China. Presidente substituto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres disse que a vigilância sanitária será chamada para análise mais detalhada só se for notificada presença de pessoa com suspeita do vírus, o que ainda não ocorreu em voos que chegaram ao Brasil.

“A notificação (de suspeitas) não é opção do comandante. É compulsória. Nos casos em que é feita a notificação, a equipe terá acesso ao veículo. Vai efetuar triagem inicial.” Se houver suspeita, a abordagem da Anvisa poderá, por exemplo, isolar o voo e levar os passageiros a um local seguro. Eles poderão ser monitorados por equipes de vigilância sanitária nos dias seguintes. A abordagem da agência, porém, dependerá do caso.

“Os riscos existem. Estamos diante de situação de um agente viral levando a graves consequências de saúde.” De acordo com Torres, as regras da agência têm sido suficientes até agora.

Amanda Brandão

Recent Posts

Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP

A polícia de São Paulo prendeu o segundo homem envolvido no roubo das obras de…

15 minutos ago

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Cerca de 95,3 milhões de brasileiros recebem um dos principais benefícios trabalhistas do país nesta…

21 minutos ago

Olheiro é preso em ação da Dise em viela da Vila Barros, mas comparsa escapa

Drogas foram encontradas em esconderijo e ficaram para trás após fuga de criminoso (Foto: Divulgação/Dise)…

56 minutos ago

Mulher segue conselho, tenta discutir a relação e acaba agredida em Marília

Um pintor de 35 anos foi preso em flagrante na madrugada desta sexta-feira (19) depois…

1 hora ago

Estado abre licitação do AME Marília e avança para início das obras em 2026

AME Marília deve ser semelhante à unidade já inaugurada em Ribeirão Preto (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

Mirai Toyota fecha ano com ação de vendas para o último lote de 2025

Mirai Toyota celebra sucesso da campanha Natal que te Move e terá super sexta e…

2 horas ago

This website uses cookies.