Marília

OAB realiza roda de conversa sobre “Liberdade de expressão e Fake News”

A roda de conversa “Liberdade de expressão e Fake News nos ambientes digitais” acontece na terça-feira, 26 de junho, às 19h, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Marília, rua Gonçalves Dias, número 440, no Centro. A promoção é da 31ª Subseção e a coordenação é da Comissão de Direito Digital local. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, profissionais da comunicação e políticos e assessores.

Estão confirmadas as presenças de cinco especialistas no assunto, do Jornalismo e do Direito, mas o diálogo será aberto durante todo o tempo para interação da plateia, que poderá fazer perguntas e comentários. O impacto das Fake News nos processos eleitorais e as formas de lidar com esse problema são temas urgentes, sobretudo com a aproximação do período de campanha para o pleito de outubro no país.

Os expositores são o presidente da Comissão de Direito Digital da 31ª Subseção, advogado Ricardo Maravalhas; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Estevan Marinho; o juiz da 3ª Vara Cível de Marília, Luís César Bertoncini; o delegado e doutor em Ciência da Informação Mário Furlaneto Neto; e o jornalista diretor de Comunicação da Câmara de Marília, Geraldo Laperuta Jr.

A mediação será feita pelo advogado Gabriel Marques, integrante da Comissão de Direito Digital. Também fazem parte da Comissão os advogados Rafael Mendes Bonani e Priscila Carolina Dacêncio. A proposta dos responsáveis pela coordenação é contribuir com as reflexões sobre como lidar com as Fake News, as medidas que estão sendo discutidas para contê-las e suas consequências na liberdade de expressão.

De acordo com o presidente da Comissão coordenadora, Maravalhas, o impacto das notícias falsas no cotidiano das pessoas motivou a realização do evento. “Hoje as Fake News têm atingido de pessoas simples, com boatos e falsidades, como no Guarujá onde uma mulher foi linchada até a morte por um boato que ela havia assassinado crianças, e era mentira, até resultados de eleições, como está sendo apurado entre Rússia e Donald Trump”.

Entre os tópicos que serão abordados na roda de conversa, segundo Maravalhas, está “até que ponto se pode permitir uma liberdade de expressão ou até que ponto nós podemos tolher a liberdade de expressão para tentar coibir as Fake News”. Ele também diz que “foi justamente para discutir na prática questões complexas como essa que foram convidados expositores que pensam sobre o assunto, mas também lidam com ele no cotidiano de seu trabalho”.

Amanda Brandão

Recent Posts

Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília

Victor Nathan seguia de moto pela avenida Sampaio Vidal, próximo à rua Quatro de Abril…

1 hora ago

Educação de Marília inicia ano letivo para 19 mil alunos nesta quinta-feira

Alunos da rede municipal retomam estudos (Foto: Divulgação) A rede municipal de ensino de Marília…

5 horas ago

PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores

A Polícia Militar de Marília divulgou, pelas redes sociais, uma ação educativa com orientações sobre…

5 horas ago

Irmãos são presos por tráfico e associação, após descoberta de mais de 1,2 quilo de maconha

Itens foram apreendidos pela PM na ação (Foto: Divulgação) Dois irmãos foram presos em flagrante…

5 horas ago

Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região de Marília e atrai interesse

Início das aulas na Escola Estadual Professor Benito Martinelli era aguardado com grande expectativa (Foto:…

5 horas ago

Justiça absolve ex-diretor e engenheiro do Daem por morte de servidor soterrado

Funcionário estava em vala de 2,5 metro de profundidade (Foto: Marília Notícia) A Justiça de…

5 horas ago

This website uses cookies.