Marília

Marília e região se encaminham para o fim da pandemia

Boletim divulgado esta semana (Foto: Divulgação)

Depois de dois anos de medo e tristeza, de quarentenas e confinamentos, Marília e região finalmente parecem caminhar para o fim da pandemia de Covid-19. O avanço da vacinação é apontado como a principal causa para a redução dos indicadores e queda na ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A taxa na rede pública, em dois meses, caiu de 92,31% para 43,64% na cidade – vale lembrar que o número de leitos era diferente do pactuado no auge da pandemia.

Em janeiro, a rede hospitalar sofreu novamente pressão com aumento dos casos. As taxas de ocupações de leitos chegaram aos níveis vermelhos e se mantiveram altos.

Agora com a vacinação avançando – com a terceira dose para adultos e também a primeira para crianças – o cenário é bem diferente.

Boletim de janeiro (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (9) a Secretaria da Saúde divulgou um quadro de ocupação hospitalar com todos indicadores na faixa verde.

“Isso se justifica pelo avanço da vacinação e também pelos resultados negativos de teste PCR que permitiram a migração dos pacientes internados para leitos ‘não Covid'”, diz o comunicado.

Os leitos UTI SUS estão com 43,64% de ocupação, já a enfermaria com 30,51%. Na rede particular, 30,77% de leitos UTI ocupados e 42,86% na enfermaria.

De acordo com a pasta, “o baixo índice de positividade intra hospitalar para Covid demonstra a necessidade de ajustes dos leitos existentes nos hospitais que estão sob a gestão municipal. Sendo assim, a partir desta data, a Secretaria Municipal da Saúde fará novas pactuações junto aos seus prestadores, HBU e Santa Casa, para disponibilização de leitos de enfermaria e UTI para acolher também outras síndromes respiratórias”.

(Foto: Reprodução)

TRANSMISSÃO

A taxa de transmissão da Covid-19 no Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9) continua diminuindo.

Os dados analisados pelo Marília Notícia são do Info Tracker, mantido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com base em dados públicos oficiais.

O DRS-9 – com sede em Marília – compreende 62 cidades da região, com aproximadamente 1,2 milhão de moradores.

No último dia 25 de fevereiro, o MN mostrou que a taxa de contágio – chamada tecnicamente de “número efetivo de reprodução do vírus” – estava em 0,95.

O número já havia caído em relação ao dia 16 do mesmo mês, quando a taxa era 1,18.

Dados consultados nesta quinta-feira (10), no entanto, apontam que a taxa de contágio caiu ainda mais – para 0,90 – e mostram um possível controle na transmissão. A projeção é que esse número se mantenha abaixo de 1 nos próximos dias e chegue a 0,83 em 13 de março.

USO DE MÁSCARAS

Diante da melhora no cenário, o governo estadual decidiu liberar o uso de máscaras de proteção em qualquer ambiente aberto do Estado de São Paulo, quase dois anos depois do início da pandemia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9).

O uso da proteção continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios.

A decisão é baseada em análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo. O grupo de especialistas levou em consideração a redução de 76,7% nas novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês.

Além da melhora nos indicadores da pandemia, São Paulo tem a maior cobertura vacinal do país, com mais de 101 milhões de doses aplicadas. O estado está próximo da meta de 90% da população elegível vacinada, conforme recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Nas próximas semanas será reavaliada a liberação em ambientes fechados. O uso obrigatório de máscaras em São Paulo estava em vigor desde maio de 2020.

Daniela Casale

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.