Marília

Número de pediatras em Marília aumenta 54% em dez anos

Médica Jordana Domingues, pediatra desde 2009 e neotanalogista desde 2011 (Foto: Arquivo Pessoal)

Em dez anos, o número de pediatras em Marília teve aumento de 54%. Em contrapartida, houve redução no total de leitos cirúrgicos e clínicos – rede pública e privada – para crianças na cidade. Os dados são do Ministério da Saúde.

Pesquisa do Marília Notícia mostra que em 2011, a população de Marília contava com 81 médicos pediatras. Dez anos depois, esse número saltou para 125.

O número de profissionais na especialidade no município – que é referência regional em Saúde – cresceu acima da média paulista.

O banco de dados do Ministério Saúde indica que o Estado de São Paulo tem, atualmente, 12.384 pediatras em atividade, um aumento de 16,5% em relação há uma década, quando eram 10.630 médicos na função.

PEDIATRIA EM NÚMEROS

No mesmo período, houve queda no número de leitos: de 36 para 33. E o encolhimento na assistência hospitalar não foi apenas no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2011 a cidade podia internar até 15 crianças, simultaneamente, em hospitais privados, agora são 12.

Os dados federais apontam ainda que aumentou a proporção de médicos pediatras, em Marília, que não atendem pacientes do SUS.

Em 2011, a cidade tinha sete profissionais que atendiam, exclusivamente, convênios e particulares, ou seja, 8,64% dos 81 pediatras estabelecidos no município.

Dez anos depois, 17, dos 125 médicos especialistas (13,6%) não prestam nenhum serviço à rede pública.

Jordana recepciona bebê em maternidade de Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

ANÁLISE

Para a médica Jordana Oliveira Domingues, uma das principais explicações para o aumento no número de pediatras na cidade – acima da média paulista – é o fenômeno da concentração de profissionais, a exemplo do que ocorre em todo o país.

“Estamos em um Estado que concentra a maioria das residências médicas do país. A cidade de Marília tem dois cursos de residência. Muitos profissionais chegam em busca da formação na especialidade e constroem vínculos. A empregabilidade favorece”, explica a médica.

Desde 2011, Jordana avançou um pouco mais na pediatria e habilitou-se na subespecialidade de neonatologia. Ela faz parte de uma geração de profissionais que redescobriu a área.

“Há alguns anos a pediatria vem atraindo [profissionais] principalmente pelas subespecialidades, como a dermato, cardio, oncopediatria e outras nas quais há grande desenvolvimento”, constata a médica.

Para ela, quanto mais especialistas, melhor, porém o problema da concentração não é sanado com o aumento de médicos no país.

“Enquanto aqui (SP) temos profissionais cada vez mais especializados, nas regiões Norte e Nordeste, por exemplo, faltam pediatras. É o desafio de um país continental”, alerta a médica.

Para Jordana, a queda no número de leitos hospitalares indicada nas estatísticas do Ministério, não é um dado, necessariamente, negativo.

“São diversas razões. Hoje temos uma rede de atenção primária (postos de saúde) mais treinada. Há o incentivo ao aleitamento materno e à vacinação. Temos a busca ativa destas crianças em suas casas, pelos  agentes de saúde.  Temos uma melhora do tratamento com antibiótico, da alimentação e saneamento, diminuindo diarreias crônicas”, explica.

Para manter todas estas conquistas – incluindo redução da mortalidade infantil – é fundamental que o investimento na base seja mantido e até incrementado.

Em Marília, pais e responsáveis encontram suporte nos postos de saúde, um hospital público estadual, dois privados (filantrópico e beneficente, com serviços contratados pela Prefeitura), além de inúmeras clínicas privadas.

No caso do Sistema Único de Saúde (SUS), os serviços mais simples fazem parte do dia a dia das unidades. Já os mais complexos dependem de encaminhamento, nem sempre na velocidade desejada pelos pais.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

15 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

15 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

25 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

28 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

This website uses cookies.