Mariliense toma vacina contra o sarampo em posto volante (Foto: Mauro Abreu)
A Prefeitura de Marília confirmou mais dois casos de sarampo nesta quinta-feira (22). Novo boletim epidemiológico indica 27 notificações da doença desde o início do ano, sendo sete positivos (dois deles importados). Outros 16 casos ainda aguardam resultados de exames.
Os cinco casos autóctones foram verificados nos bairros Chico Mendes, zona oeste (03); Jardim Tropical – zona Leste (01) e Jardim Edisom da Silva Lima (01), que fica ao lado do Jardim Renata, na zona norte da cidade.
ESTRATÉGIAS
A partir desta sexta-feira (23), a estratégia da Vigilância Epidemiológica para a zona leste vai mudar. O ônibus da saúde que ficou estacionado na terça-feira e nesta quarta na avenida Vicente Ferreira (em frente ao Dallas Auto Posto), será deslocado para a avenida das Esmeraldas, altura do nº 1.400, próximo ao Esmeralda Auto Posto).
O objetivo é ficar mais próximo à população do Jardim Tropical, alvo da ação. O atendimento será das 9h às 19h nesta sexta (23) e das 8h às 17h no sábado (24). Importante os moradores levarem caderneta de vacina para verificação.
Em outra frente, a equipe da Saúde dá início nesta sexta-feira (23) a um bloqueio em varredura no Jardim Edisom da Silva Lima, um pequeno bairro bem próximo ao Jardim Renata, na zona norte. É de lá a criança que teve confirmado diagnóstico de sarampo.
“Estamos definindo a estratégia, mas inicialmente já antecipamos a solicitação para que a população se dirija para a USF Jardim Renata com a caderneta de vacina em mãos. Mais detalhes sobre, eventualmente, outro local de vacinação, será divulgado”, disse Alessandra Arrigoni, enfermeira supervisora da Vigilância Epidemiológica.
TODA A REDE
Independente de bloqueios, de casos positivos ou confirmados, a Saúde municipal apela à população de toda a cidade de Marília para procurar uma das 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou 38 equipes do Programa ESF (Estratégia Saúde da Família) para conferir a caderneta de vacina.
MAPA DO SARAMPO
Segundo o Ministério da Saúde, até a semana epidemiológica 33 (encerrada em 17/08), o país teve 1.680 casos confirmados de sarampo. As pessoas mais acometidas têm entre 20 e 29 anos (669 positivos) e 30 e 39 anos (235 casos).
O novo boletim informa que o Estado de São Paulo tem 74 municípios com surto e soma 1.662, ou seja, 98,9% dos casos confirmados do país. Rio de Janeiro tem seis casos, Pernambuco quatro e a doença já chegou a Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí, com um caso em cada estado.
Desde a quinta-feira (15) as crianças que têm entre seis meses e um ano de idade também devem ser vacinadas contra o sarampo. A proteção está na vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Trata-se de uma iniciativa a mais, que começou em SP e já vale para todo o país.
SARAMPO
A doença é infecciosa, considerada grave e pode até ser fatal. Sua transmissão ocorre por meio de vírus, quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.
Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso, entre alguns característicos de quadro viral.
Por serem muito parecidos com a gripe, os sintomas podem ser confundidos, o que reforça a importância de estar atento. É importante procurar um serviço de saúde para avaliação médica.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.