Marília

Número de casos confirmados de sarampo sobe para 13 em Marília

A Prefeitura de Marília confirmou nesta sexta-feira (4) o registro de mais três casos de sarampo no município. Com isso sobe para 13 o número de pessoas infectadas pela doença este ano na cidade.

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde indica que dez casos são autóctones (contraídos no município) e três importados de outras localidades.

Vacinação

O poder público reiterou nesta sexta-feira (4) a convocação para a campanha contra o sarampo, que começa na próxima segunda-feira (7) em toda rede de saúde, inclusive com duas datas de abertura das unidades aos sábados (Dia D).

Serão duas etapas, a primeira focada nas crianças e a segunda nos adultos jovens. O objetivo é ampliar a segurança da população contra a doença, no esforço nacional para erradicar o sarampo novamente do país.

A rede de Marília é formada por 12 UBSs (Unidade Básica de Saúde) e 37 equipes ESF (Estratégia Saúde da Família), garantindo à população mais de 45 locais (postos) de atendimento em todas as regiões e nos distritos.

O atendimento é das 07h às 17h, sendo recomendado, para vacina, que a população procure o serviço das 08h às 16h30. É fundamental levar a caderneta de vacinação. Os endereços das unidades podem ser conferidos clicando aqui.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pela Sala Central de Vacina de Marília, explica que todo ano, nessa época, é feita campanha nacional. Devido ao surto da doença, ao invés da tradicional Campanha de Atualização da Caderneta, que normalmente acontece, será realizada uma campanha com destaque contra o Sarampo.

“Podemos dizer que é uma ‘intensificação’ do trabalho de rotina, com objetivo de aumentar a cobertura, mas não vamos deixar de fazer as atualizações das outras vacinas”, disse a enfermeira.

Etapas

A primeira etapa vai de 7 a 25 de outubro, com ‘Dia D’ em 19 de outubro, que será um sábado. O alvo serão crianças que já completaram seis meses e têm menos de cinco anos de idade. Essa vacina será feita mediante verificação da caderneta de vacina.

A etapa seguinte da campanha será entre os dias 18 e 30 de novembro, com “Dia D” em 30 de novembro, também um sábado. Porém, o alvo, nesta fase, serão os adultos que têm entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não receberam as duas doses necessárias. A vacina será aplicada mediante verificação da caderneta.

Marília Notícia

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

8 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

9 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

13 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

13 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

13 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

14 horas ago

This website uses cookies.