Marília

Número de casas nebulizadas em Marília cai 86%

Nebulização caiu, mas visita casa-a-casa aumentou (Foto: Arquivo)

O número de casas nebulizadas em Marília, no primeiro trimestre deste ano, foi 86% menor do que no mesmo período de 2017. O número de casos de dengue confirmados, no entanto, teve aumento de 13 para 17 de um ano para o outro em relação aos três primeiros meses.

Dados sobre a nebulização foram obtidos pela reportagem do Marília Notícia em consulta ao sistema de relatórios da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias). Já os casos confirmados foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em tese, por conta do aumento de casos confirmados, deveriam ter ocorrido mais nebulizações, já que essa forma de controle do aedes aegypt é utilizada em uma área de 150 metros de onde vivem pacientes com exame positivo para dengue.

Marília vive atualmente um risco de surto, já que o último Liraa (Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti) encontrou mais larvas do aedes do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) considera satisfatório ou enquadra como situação de alerta.

A nebulização também é utilizada, por exemplo, em casos de febre chikungunya e quando há localização de macacos mortos por conta de suspeita de febre amarela. A utilização desenfreada desse recurso, porém, merece atenção, já que os mosquitos acabam adquirindo resistência ao inseticida.

Em outubro de 2017 o MN publicou reportagem sobre a contratação da empresa Bump Impermeabilização e Dedetização LTDA, com sede na cidade de Lins, pelo valor de R$ 729.577,44 para realizar a nebulização no município.

A intensificação do serviço estava prevista para os primeiros seis meses de 2018. De acordo com a Prefeitura, seriam empenhadas mais seis equipes para reforçar o quadro próprio da Divisão de Zoonoses.

“A empresa atuará com veículos (incluindo caminhões) e, além do combate ao Aedes Aegypti, também ofereceu ao município apoio para as ações relacionadas ao mosquito-palha, que transmite a leishmaniose”, disse a administração municipal na ocasião.

Naquela época, a Prefeitura também afirmou que a contratação não substituiria a necessidade de intensificação nas visitas domiciliares e ações de bloqueio já realizadas pelos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) e ACZs (Agentes de Controle de Zoonoses) do município.

Na análise do primeiro trimestre de 2018 a realização dessa promessa se confirma. Informações dos relatórios do Sucen indicam que a intensificação casa-a-casa aumentou significativamente, de 624 imóveis vistoriados entre janeiro e março de 2017 para mais de 10 mil nos primeiros meses deste ano.

No entanto, vale lembrar, como dito acima, que mesmo com essa intensificação, a quantidade de larvas encontradas em Marília nos últimos meses colocam a cidade em situação de risco de surto. É preciso a ajuda fundamental da população nesse sentido.

Levantamento recente feito pelo MN também mostrou que em fevereiro foram encontrados mais de 3,5 mil recipientes com água parada pela cidade.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde foi procurada para comentar a questão e informou que até o final do dia enviaria uma resposta.

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

11 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

12 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

17 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

17 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

18 horas ago

This website uses cookies.