Marília e região

Núcleo de Prevenção à Violência completa 10 meses de atuação em Marília

O Núcleo de Prevenção e Cuidado às Pessoas em Situação de Violência, vinculado à Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, completou 10 meses de funcionamento e apresentou, na manhã desta quinta-feira (15), um balanço das ações desenvolvidas no período. A cerimônia ocorreu no auditório da própria Secretaria.

Criado em março de 2025, o núcleo atua na prevenção e no atendimento a diferentes formas de violência, como física, psicológica, sexual, patrimonial, financeira, negligência, abandono e violência autoprovocada, com ações integradas na rede municipal de saúde, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

A apresentação do balanço contou com a presença da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, e dos vereadores Professora Daniela (PP), Elio Ajeka (PL) e Wilson Damasceno (PL), além da presidente do Conselho Municipal da Saúde (Comus), Tereza Machado, e representantes de conselhos, entidades, sindicatos, clubes de serviço e universidade.

Durante a abertura do evento, a secretária destacou que um levantamento dos últimos 10 anos apontou subnotificação de casos de violência no município, o que motivou a criação do núcleo.

“Uma análise que foi feita dos últimos dez anos revelou um cenário preocupante de subnotificação significativa em todos os tipos de violência no nosso município e isso motivou a criação do núcleo que, em apenas dez meses, vem fazendo a diferença, com orientações e ações padronizadas em toda a rede de atenção à saúde de Marília. Parabenizo a Fabiana e toda sua equipe pelo trabalho que vêm realizando”, afirmou Paloma Libanio.

Segundo a responsável pelo núcleo, Fabiana Martins, ao longo dos 10 meses de atuação foram registrados casos de alta gravidade, o que exige acompanhamento contínuo e integrado.
“Nestes dez meses tivemos ocorrências de grande gravidade e, por isso, é fundamental manter um acompanhamento cuidadoso dessas situações, com foco na escuta qualificada e no acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Se fizermos isso, já poderemos salvar muitas vidas”, disse.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que, nos próximos meses, serão promovidos cursos de capacitação profissional voltados à rede de apoio, com foco na valorização da vida, no fortalecimento de vínculos e no cuidado integral às pessoas atendidas pelo sistema municipal de saúde.

Informações sobre os serviços do Núcleo de Prevenção e Cuidado às Pessoas em Situação de Violência podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500, ramal 6653, segundo a Secretaria.

Marília Notícia

Recent Posts

Lona de outdoor furtada duas vezes seguidas à margem de rodovia revolta empreendedores

Lona de grande dimensão gerou interesse de criminosos (Foto: Divulgação) Pela segunda vez, a lona…

46 segundos ago

Confusão entre vizinhos envolve agressão a cão, mordida em criança e ameaça

A Polícia Civil de Marília apura uma confusão entre vizinhos registrada no bairro Parque das…

31 minutos ago

‘Transferi R$ 800 mil para pagar dívida de R$ 75 mil’, afirma acusado

Incêndio foi provocado para apagar vestígios do crime (Foto: NC Pompeia) O empresário Marcelo Alves…

47 minutos ago

Dise prende homem com drogas em ponto do tráfico do Santa Antonieta

Drogas encontradas em ponto recorrente, que voltou a funcionar após várias prisões (Foto: Divulgação/Dise) Agentes…

50 minutos ago

Ação contra a dengue vistoria 700 imóveis em três regiões de Marília

Iniciativa ocorreu nas áreas de abrangência das unidades de saúde Nova Marília, Jardim Renata e…

6 horas ago

Marília firma três convênios com o Estado para ampliar políticas de inclusão

Parcerias envolvem os programas Todas in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva e Centro TEA Paulista (Foto:…

6 horas ago

This website uses cookies.