Quem nunca passou meia hora na frente da TV tentando escolher o que assistir em um serviço de streaming que atire o primeiro controle remoto. Em tempos de quarentena, essa sensação parece ser ainda mais presente. Mas a tecnologia pode ser uma arma para resolver isso – pelo menos é a aposta do app Chippu, que chega às lojas de aplicativos do iPhone e do Android nesta sexta-feira, 22. Com uso misto de um algoritmo e de curadoria, o aplicativo pretende dar dicas instantâneas para quem não sabe que filme assistir.
O funcionamento é simples: ao baixar o app, o usuário tem de responder algumas perguntas sobre seus gostos pessoais – num quiz bem ao estilo das redes sociais, descontraído. Depois disso, é possível obter dicas de duas formas. Um sistema de curadoria humana, executado pelo jornalista Thiago Romariz, criador do app, dá dicas de filmes toda semana. “A ideia é explicar porque a pessoa tem que ver aquele filme, considerando o perfil dela”, explica Romariz, que foi diretor de conteúdo do site Omelete, especializado em cultura pop.
Além disso, o usuário também tem a opção de apertar um botão para receber uma dica instantaneamente – basta inserir um gênero de filme e uma característica específica. “Pode ser uma comédia clássica, romântica ou pastelão, um suspense de detetive ou de espíritos”, exemplifica Romariz. Ao receber a dica, o usuário também recebe uma sinopse, algumas informações sobre o filme (duração, elenco) e o mais importante, em tempos modernos: onde é possível encontrá-lo. “Por enquanto, estamos só com Netflix, Amazon Prime, iTunes e Google Play, mas queremos expandir para mais serviços em breve”, diz.
Caso já tenha visto a sugestão, é possível pedir outra dica – com o tempo, o app vai aprendendo o que o usuário já viu. Segundo Romariz, outra função do app em um futuro próximo será servir como uma biblioteca de preferências do usuário, com notas e comentários. “Daqui a algum tempo, vamos também criar alguns selos para os usuários baseados nos filmes, como ‘já viu 100 horas de filme de terror’, para gamificar a experiência”, diz ele.
A indicação rápida oferecida pelo Chippu (que significa “dica” em japonês) é um diferencial no mercado – hoje, serviços como o Just Watch e o Letterboxd servem como guia de onde encontrar um filme ou trazem uma biblioteca do que o usuário já assistiu, mas não uma sugestão assertiva para o momento. “A ideia é economizar o tempo das pessoas, dando dicas de algo que elas vão gostar”, afirma o jornalista.
Atualização trará séries; no futuro, plano é versão para TVs
Em uma atualização prevista para daqui a algumas semanas, o app também vai indicar séries para os usuários. Segundo Romariz, a ideia do app é ser um farol em meio a um mundo de dados e sugestões.
“A gente vive com muita informação, mas às vezes é difícil escolher o que ver em meio a tanta coisa”, diz ele, que criou o app ao lado do empresário Vitor Porto Brixi e os engenheiros Luigi Pedroni e Thamer Hatem. “Era um projeto que eu tinha há uns dois anos, mas não desenvolvia. Nos últimos 30 dias, tiramos a ideia do papel, até porque na quarentena essa questão ficou mais forte”, conta.
Além de ampliar o serviço para as séries e trazer mais funções, Romariz também planeja fazer uma versão do Chippu para a TV. “Queremos que o app sirva como porta de entrada e já envie o usuário direto para o serviço de streaming que ele preferir. No futuro, com a chegada de serviços como o HBO Max, esse é um mercado que vai ter muita concorrência e muita opção”, afirma o jornalista.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.