SAO PAULO - BRASIL - 01.04.2016 - ESPECIAL CONGONHAS 80 ANOS - Acompanhando o desenvolvimento da metrpole, em 1936 a cidade ganhava um novo aeroporto na regio da Vila Congonhas, distrito de Campo Belo,foi inaugurado no dia 12 de abril de 1036 Um estudo tcnico foi realizado pelo Governo de So Paulo em 1935 para a escolha do stio onde se localizaria o novo aeroporto. A regio de Congonhas foi escolhida por suas condies naturais de visibilidade e de drenagem, longe das reas de enchente do Rio Tiete e no mesmo ano, o Governo do Estado de So Paulo adquiriu a rea para abrigar o Aeroporto. O nome Congonhas uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antnio Monteiro de Barros (1823-1851), primeiro governante da Provncia de So Paulo aps a Independncia do Brasil (1822). Congonhas tambm o nome de um tipo de erva-mate muito comum em Minas Gerais, na regio onde se situa Congonhas do Campo, cidade natal de Monteiro de Barros. Mais tarde o Governo do Estado incorporou reas complementares do stio atravs de desapropriaes e, em 1940, estabeleceu que todas as atividades exercidas no novo aeroporto seriam dirigidas por um Administrador nomeado pelo Governo. No final dos anos 1940 foi iniciada a obra das trs pistas previstas no novo projeto do aeroporto, mas apenas a pista principal foi concluda, porque estudos tcnicos mostraram ser suficiente para atender s especificaes aeroporturias norte-americanas da ento Civil Aviation Authority (CAA), hoje FAA, uma das mais modernas para a poca. At a concluso da pista principal no final de 1950, uma pista provisria foi utilizada e anos mais tarde se tornou a segunda pista paralela, mantida at hoje. Em 1954 foi inaugurado o Pavilho de Autoridades, para embarque e desembarque de governantes dentre outras pessoas importantes. Este pavilho conserva at hoje vrios elementos artsticos, como um mural do artista Di Cavalcante. Desde 1957, o Aeroporto Internacional de So Paulo/Congonhas j era o
No nono dia da greve dos caminhoneiros, nove aeroportos administrados pela Infraero estão sem combustível: Foz do Iguaçu (PR), Paulo Afonso (BA), Teresina (PI), Palmas (TO), João Pessoa (PB), Ilhéus (BA), Cuiabá (MT), Imperatriz (MA) e Petrolina (PE) Nesses terminais, os aviões só podem pousar se tiverem querosene para a próxima etapa da viagem.
Dos 236 voos programados para esta terça-feira, 29, nos aeroportos da estatal, 13 foram cancelados entre meia-noite e 7h
Prejuízo
As companhias Avianca, Azul, Gol e Latam, por meio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), informam que, passada uma semana da paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil mais de 270 voos foram cancelados e outros alterados nos mais diversos aeroportos do País.
A situação, diz a Abear, reforça a necessidade de todos os passageiros procurarem se informar sobre sua situação específica antes de iniciar viagem. “Apesar de a maior parte da malha aérea permanecer em operação, os cancelamentos e mudanças de horários deverão continuar a acontecer, sem previsão de normalização, por causa da não reposição ou total ausência de combustível em aeroportos menores espalhados pelo País”, destaca a entidade.
É estimado um prejuízo diário de mais de R$ 50 milhões, que envolve cancelamentos, pousos técnicos para reabastecimentos e atendimento a passageiros que deixaram de embarcar. Enquanto permanecer esta situação, os passageiros podem alterar seus voos – impactados pelo desabastecimento – para nova data ou horário, sem o pagamento de taxa de remarcação e das eventuais diferenças tarifárias, de acordo com as regras de cada companhia.
A Abear reforça que os passageiros que têm viagem programada para os próximos dias, inclusive durante o feriado, devem se informar sobre o status de voo junto às empresas antes de irem para o aeroporto.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.