O governo interino baixou uma portaria com novas regras para regulamentar as bolsas de pesquisa concedidas pela Capes, agência de fomento vinculada ao ministério da Educação, atualmente sob o comando de Mendonça Filho.
Segundo a portaria, a Capes “poderá cancelar a carta de concessão emitida em função de restrição orçamentária” e também pela “documentação com dados parciais, incorretos ou inverídicos”, informa reportagem publicada na sexta-feira pela Folha de S. Paulo. A regra envolve bolsas de graduação até pós-doutorado no exterior.
A normatização entra em vigor de forma paralela às discussões no Senado sobre a continuidade do programa Ciência sem Fronteiras. A proposta vem sendo duramente criticada por entidades ligadas ao setor, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que divulgou uma carta destacando que a regra para o financiamento previsto no projeto “está vaga, imprecisa e aberta o suficiente para que o programa venha a ter problemas tanto de orçamento como de liberação de recursos”.
Segundo a Capes, apenas as bolsas concedidas a partir de agora estarão sujeitas às novas normas, nas quais “não há nenhuma referência a interromper bolsa de estudos em andamento por corte orçamentário”. Em nota, a agência disse ainda que “todos os bolsistas da Capes possuem garantia de terminar seus estudos, desde que possuam mérito e estejam cumprindo com as obrigações previstas”.
Fonte: Brasil 247
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.