(Foto: Divulgação)
Saúde pública é foco de grupo (Foto: Divulgação)
A nova Liga Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar) tem como foco a saúde pública veterinária, que aborda as doenças que contaminam animais e humanos, ampliando o conhecimento dos acadêmicos por meio de estudos aprofundados, palestras de profissionais atuantes na área e visitas técnicas em empresas e órgãos públicos.
De acordo com o coordenador do curso, o professor. Fábio Manhoso, a saúde pública é uma das mais importantes dentro da profissão. “A área representa cada vez mais um expoente na Medicina Veterinária. O profissional é cada vez mais demandado para atuar nesta área, que mostra a sua atuação para a humanidade, seja no controle de zoonoses, seja no controle sanitário dos alimentos de origem animal, por exemplo. Por isso, temos que debater o assunto com os alunos que realmente têm esta aptidão de forma mais pontual e concreta”, explica.
A diretoria da Liga é composta por quatro acadêmicos: Ana Beatriz Scrocca, Ana Carolina Leal, Bruna Crescente Tukasan e Caio Ferreira Repik, e os estudos serão supervisionados pelos docentes Fábio Manhoso e Raul Silva Girio.
Segundo Girio, as Ligas são significativas dentro da graduação, por possibilitarem o aumento do conhecimento em um tema específico. “Neste caso, os alunos de Medicina Veterinária estarão submersos neste contexto da saúde pública, que é importantíssima para a formação do médico veterinário, uma vez que ele cuida dos animais e das pessoas. É uma área em ascensão e eles terão a oportunidade de ter um conhecimento mais especializado”, destaca.
Alunos são submersos no contexto (Foto: Divulgação)
O integrante da Liga, o acadêmico Caio Ferreira Repik, conta que “a saúde pública é uma área que eu já tenho interesse, por isso, quando convidado a fazer parte da Liga, de pronto aceitei. Será interessante poder ter esta experiência na Universidade, porque vai nos preparar para a carreira e possibilitar networking.”
A Liga Acadêmica em Saúde Pública Veterinária está em fase de planejamento dos cronogramas de estudos e palestras, bem como o processo seletivo para novos integrantes.
De acordo com a acadêmica Ana Carolina Leal, em três semanas, a Liga começa com as atividades. “Estamos prevendo reuniões e palestras de profissionais que atuam na área e, também, temos a intenção de promover visitas técnicas a frigoríficos, serviços de inspeção municipal e centro de zoonoses. O objetivo é obter experiência e nos destacarmos no mercado”, destaca.
“Os alunos estão de parabéns. Nós iremos apoiá-los e orientá-los, até porque esta é a minha formação, em Medicina Veterinária Preventiva com foco na saúde pública, e junto com o professor Raul, que leciona em disciplinas afins. Vamos construir uma Liga de sucesso. Estamos muito felizes com a nossa terceira liga, a todo vapor, acompanhando o desenvolvimento da profissão”, finaliza o coordenador do curso de Medicina Veterinária.
Para conhecer mais sobre o curso de Medicina Veterinária e as Ligas Acadêmicas, acesse: www.unimar.br.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.