Os cientistas norte-americanos Mary Brunkow e Fred Ramsdell, e o japonês Shimon Sakaguchi, foram os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2025, em reconhecimento às suas descobertas sobre a tolerância imunológica periférica — mecanismo essencial que impede o sistema imunológico de atacar os próprios tecidos do corpo.
Brunkow e Ramsdell residem nos Estados Unidos, enquanto Sakaguchi atua no Japão. O Comitê Nobel destacou que as pesquisas do trio “lançaram as bases para um novo campo de investigação e estimularam o desenvolvimento de novos tratamentos, por exemplo, para o câncer e doenças autoimunes”.
De acordo com Marie Wahren-Herlenius, professora do Instituto Karolinska, “o prêmio deste ano relaciona-se com a forma como mantemos o nosso sistema imunológico sob controle para combater microrganismos e, ao mesmo tempo, evitar doenças autoimunes”.
A divulgação dos prêmios Nobel de 2025 teve início nesta segunda-feira (6) com o anúncio da categoria de Medicina. Ao longo da semana, serão revelados os vencedores das áreas de Física, Química, Literatura e Paz. Já o Nobel de Economia será anunciado no dia 13 de outubro.
As cerimônias oficiais de entrega ocorrerão em 10 de dezembro, data que marca o aniversário de Alfred Nobel, criador do prêmio. As solenidades acontecerão em Estocolmo, na Suécia — com exceção do Nobel da Paz, tradicionalmente concedido em Oslo, na Noruega.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.