Polícia Civil está investigando caso que teria ocorrido entre 2010 e 2011 (Foto: Arquivo/MN)
A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para apurar suposto caso de sonegação fiscal praticado pelos representantes legais da Nestlé, em Marília. Uma multa foi aplicada contra a empresa, que entrou para a dívida ativa no valor de R$ 3,2 milhões. A empresa optou por levar a discussão para a Justiça, por meio de uma ação anulatória com pedido de tutela provisória de urgência, medida que permite a antecipação de uma decisão, de forma liminar.
No período de janeiro de 2010 a dezembro de 2011, a empresa supostamente teria aproveitado créditos de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, na aquisição de itens que seriam bens de uso e consumo, o que seria vedado pela legislação estadual.
Materiais de uso e consumo seriam aqueles que não se agregam, fisicamente, ao produto final, sendo meramente utilizados nas atividades de apoio administrativo, comercial e operacional.
A Polícia Civil pediu ao Instituto de Criminalística (IC) de Marília para que seja realizada uma perícia contábil, relacionada ao possível crime contra a ordem tributária. Um CD gravado com toda a documentação encaminhada pela Delegacia Tributária de Marília foi levado para análise.
A ação anulatória impetrada pela defesa da empresa tramita pela 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Paulo. A Nestlé inclusive teria ofertado uma garantia integral do débito fiscal por meio de apólice de seguro. Mesmo assim, o Ministério Público (MP) encaminhou o caso para apuração da Polícia Civil em Marília.
A Nestlé negou ter participado de qualquer sonegação fiscal, uma vez que os bens em questão não teriam sido destinados ao uso e consumo da companhia, mas integraram e/ou foram desgastados durante o processo produtivo e comercial.
“Uma empresa multinacional com a história, o porte e o brado da Nestlé, cujas unidades devem obedecer a rigorosas diretrizes da matriz, em muito voltadas às causas sociais, jamais participaria, ou mesmo toleraria a sonegação de impostos”, diz um trecho da defesa da Nestlé.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.