Marília

Nascimentos caem no primeiro semestre de 2022 em Marília

O número de nascimentos registrados em Marília voltou a cair nos primeiros seis meses de 2022.  A redução é de 10,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados estatísticos revelam uma preocupação dos casais, que estão se planejando mais na hora de ter filhos. A pandemia da Covid-19 e os altos custos com a inflação no país fazem com que muitas pessoas adiem o sonho de se tornarem pais.

De acordo com dados do Portal da Transparência do Registro Civil, que possui números desde 2015, o auge da natalidade em Marília aconteceu em 2017, com 7.491 registros de nascimento. Houve queda de 8,7% no ano seguinte, com 6.839 bebês na cidade.

Em 2019, quando a pandemia surgiu, mas ainda não tinha chegado ao Brasil, houve aumento de 1,4% nos nascimentos com 6.938 registros. Mas, em 2020, quando a crise sanitária foi acentuada, com muitas mortes registradas pela Covid-19, os nascimentos caíram 7,8%, totalizando apenas 6.395, menor índice histórico nos dados disponibilizados. No ano seguinte, com o retorno gradual da normalidade, os nascimentos cresceram 11,1%, totalizando 7.108 novos bebês.

Quando tudo apontava para uma tendência de manutenção de alta nos nascimentos, 2022 começou com queda na comparação com primeiro semestre do ano passado. Até o mês de junho, em 2021, nasceram 3.733 crianças, enquanto em 2022, esse número caiu 10,2%, totalizando apenas 3.351 nascimentos. Apesar da queda, os nascimentos deste ano ainda estão em patamar superior ao de 2022, quando nos primeiros seis meses do ano foram registradas 3.088 crianças.

O motivo para a nova queda no número de nascimentos, além da preocupação com os casos de Covid-19, pode ser a alta da inflação, que vem encarecendo os preços de basicamente todos os produtos. Nos dias atuais, não é fácil criar uma criança. São muitos custos, que encareceram nos últimos anos, fazendo muitas famílias pensarem se é o melhor momento para colocar mais uma criança no mundo.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília

Vítima estava internada na Santa Casa de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A Polícia Civil…

1 hora ago

Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília

Imagens mostram perseguição que culminou em esfaqueamento (Reprodução: Câmera de Segurança) A investigação sobre a…

2 horas ago

Candidato a deputado, Rogerinho é autor de lei que fortalece a causa animal

Proposta que garantiu a UBS Animal reforça a aproximação de Rogerinho com defensores da causa…

2 horas ago

Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional

Show é promovido pela BR Eventos (Foto: Divulgação) O Capital Inicial vai retornar a Marília…

2 horas ago

Após luta pela vida, motoboy deixa UTI dois meses depois de acidente em Marília

Motoboy de 21 anos segue internado e ainda passará por novos procedimentos cirúrgicos.

2 horas ago

Santa Casa promove live com foco em saúde, McDia Feliz e apoio da comunidade

Transmissão nesta quinta-feira terá programação sobre Dia dos Pais, McDia Feliz e campanha de doações…

3 horas ago

This website uses cookies.