Esportes

Na Copa, pré-candidatos devem torcer para o Brasil longe do eleitor

O placar avassalador da vitória alemã sobre a seleção brasileira nas semifinais da Copa do Mundo de 2014 se transformou em uma espécie de metáfora, uma imagem usada com frequência para explicar nossas piores mazelas. Nada resume melhor o sentimento de frustração do que a expressão “nosso eterno 7 a 1”.

Na política, claro, o “7 a 1” continua impregnado em cada desdobramento da Operação Lava Jato – e a cada novo caso de corrupção revelado pelo noticiário. Além disso, os símbolos ligados à Copa também sofreram um desgaste considerável. É o caso da camisa da seleção brasileira, que desde os protestos pelo impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff virou um carimbo ideológico – principalmente no embate entre “coxinhas” e “mortadelas”.

Não à toa, os pré-candidatos devem torcer neste ano de forma discreta, em ambientes controlados e longe do eleitorado/torcedor. Ao serem questionados sobre agendas públicas durante os jogos do Brasil, eles foram praticamente unânimes em suas respostas: os jogos serão assistidos na companhia de parentes.

A assessoria do deputado Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que nenhuma agenda pública será marcada para os dias de jogos do Brasil. O pré-candidato Flávio Rocha (PRB) segue a mesma linha e diz que durante os jogos vai “parar para torcer para o Brasil”.

Os outros pré-candidatos deram respostas parecidas. Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Alvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D’Ávila (PCdoB), Rodrigo Maia (DEM), João Amoedo (Novo) e Levy Fidelix (PRTB) não têm previsão de agendas públicas para os dias de jogos do Brasil – ainda que todos admitam que a campanha e suas tratativas continuarão durante o período do evento esportivo. Marina Silva (Rede) não se manifestou.

Para o sociólogo Rogério Baptistini (Mackenzie), “não existe clima para políticos tentarem ‘aparecer’ durante a Copa”. Segundo o professor, os pré-candidatos têm optado por aparições públicas controladas. “O evento está manchado pela crise política. Os pré-candidatos não querem ficar expostos a vaias e xingamentos”, disse.

Para o jornalista, historiador e editorialista do jornal O Estado de S. Paulo Marcos Guterman, autor do livro O Futebol Explica o Brasil: Uma História da Maior Expressão Popular do País (Editora Contexto), ainda é cedo para afirmar que os pré-candidatos se manterão distantes da seleção brasileira. “Os estrategistas de campanha estão aguardando. Se a seleção for bem, o futebol vai animar e apaixonar o eleitorado. A partir daí, vamos ter uma disputa pela narrativa da seleção.”

O professor de curso de pós-graduação sobre a história sociocultural do futebol, Flávio de Campos (USP) não descarta uma tentativa de uso político de nossa única unanimidade: o técnico Tite, que já rechaçou, em entrevistas, qualquer aproximação com o universo político. “Se a seleção avançar, jogar bem, podemos assistir à disputa pelo maior símbolo dessa Copa, que hoje é o técnico Tite”, disse Campos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

2 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

11 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

11 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.