A multiplicação no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19, na região de Marília, não foi capaz de impedir o colapso no sistema público de saúde, com filas por vagas e mortes durante a espera.
A quantidade de vidas perdidas para a doença tem crescido assustadoramente, com 34 novos óbitos anunciados na semana entre o dia 21 de março e o último sábado (27).
De acordo com dados oficiais do Estado, no Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9) existiam 239 leitos de UTI exclusivos para pacientes da doença neste domingo (28). A ocupação deles era de 96%.
Em maio do ano passado – quando os dados passaram a ser publicados, a DRS contava com menos da metade desses leitos. No dia 19 daquele mês eram 100 leitos de UTI Covid na região – e apenas 23,4% deles estavam ocupados.
Desde então, houve a abertura de 139 leitos – o equivalente a um aumento de também 139%. Ou seja, o número de leitos mais do que dobrou.
Na cidade de Marília há alguns meses a ocupação de leitos de UTI Covid e também das vagas em enfermaria para pacientes com a doença variam entre 100% e patamares um pouco mais baixos.
Nos últimos dias, pacientes começaram a morrer antes mesmo de chegarem a uma vaga de terapia intensiva. Intubações provisórias estão sendo feitas, por exemplo, no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte.
Para piorar, a cidade corre risco de desabastecimento dos medicamentos utilizados para intubação e do fornecimento de oxigênio para os pacientes.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.