Marília

Meio ambiente: multas crescem e chegam a R$ 5,9 milhões este ano

Ave apreendida nos últimos dias em Marília com asa cortada (Foto: Divulgação)

A quantidade de multas aplicadas pela Polícia Ambiental em Marília e região entre janeiro e setembro ultrapassou R$ 5,9 milhões. Isso representa um aumento de aproximadamente 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são referentes aos 51 municípios da 5ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, que tem sede em Marília.

Nos primeiros nove meses do ano passado o valor total de multas aplicadas na área foi de R$ 5,1 milhões. São cerca de R$ 800 mil a mais em 2020.

A quantidade de autos de infração cresceu entre um período e outro. De 415 do começo do ano passado até setembro de 2019, para 619 no período equivalente de 2020.

Os dados exclusivos foram repassados para a reportagem, após solicitação, nesta quarta-feira (24).

Pássaro em situação irregular na zona Norte (Foto: Divulgação)

A grande maioria das ocorrências envolve o flagrante de animais silvestres em cativeiro, embora o valor da multa desse tipo de caso é menor do que a verificada em outras ocorrências.

Nos últimos dias, em 19 de setembro, uma moradora do bairro Marina Moretti, na zona Norte, foi multada em R$ 3,5 mil por uma ave silvestre nativa da espécie Periquitão-maracanã mantida irregularmente em cativeiro.

Dois dias antes, houve multa de R$ 500 contra um morador do Figueirinha, também na zona Norte, por um Trinca-ferro apreendido em situação irregular.

(Foto: Divulgação)

Multa de R$ 3 mil foi aplicada no dia 14, contra uma mulher que mantinha uma maritaca em gaiola no JK, mesma região da cidade.

Na região, nesta quarta-feira (23) houve o flagrante de um galo em situação de maus-tratos. Foi em Júlio Mesquita (distante 35 quilômetros de Marília) e o animal seria utilizado em rinhas. A multa foi de R$ 3 mil. Ele estava com suas esporas serradas e barbelas cortadas.

Com valores muito mais elevados, nos últimos dias também houve autuações por presença de gado em áreas de reserva. Em Marília a multa foi de R$ 10 mil por danos em vegetação nativa. Já na região multas recentes totalizaram mais de R$ 1 milhão – [clique aqui] e [aqui].

Destruição de vegetação em área de preservação resulta em elevadas multas (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem que espancou jovem em apartamento tem prisão decretada

A Justiça de Marília decretou a prisão preventiva do homem de 30 anos investigado por…

6 horas ago

Região com escritórios e clínicas sofre furtos em série; vídeo flagra suspeito

Suspeito caminha pela área externa de uma clínica; imagens podem ajudar na investigação (Imagem: Reprodução/Câmera…

9 horas ago

Cão é resgatado em meio a entulho e com água imprópria; tutor é investigado

Um agricultor de 55 anos passou a ser investigado por maus-tratos a animais após a…

10 horas ago

Governo enviará PL à Câmara, nesta semana, para aumentar limite do MEI

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24), à Câmara dos Deputados, um…

10 horas ago

CNJ adia para agosto análise de regras sobre aposentadoria compulsória

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) adiou para agosto a análise de mudanças no regimento interno sobre procedimentos…

10 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio de mais de R$ 3 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 3.022 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

10 horas ago

This website uses cookies.