As mulheres são maioria na população de Marília, segundo consta no Censo Demográfico de 2023 divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa considerou o sexo biológico registrado no nascimento para aferir a quantidade de cada gênero.
Batizada com nome feminino, a ‘cidade menina’, como também é conhecida, tem 52% de mulheres entre seus atuais 237.627 habitantes. Elas somam 123.761 ante os 113.866 homens, os outros 48% da pesquisa.
O levantamento do IBGE não aponta, no entanto, a quantidade de pessoas em Marília que tenham outra identidade de gênero como os transgêneros, não-binários, agêneros, pangêneros e neutros.
CRESCIMENTO
O número de habitantes em Marília é mais do que o dobro do que a cidade tinha há pouco mais de 50 anos. A curva de crescimento populacional da cidade é ascendente entre 1970 e 2022, no último levantamento.
No ano em que o Brasil comemorou o tricampeonato mundial de futebol no México, em 1970, Marília era uma cidade de 98.176 habitantes – pouco menos que Assis (SP) de hoje, com sua população de 101.409 pessoas.
A densidade demográfica de Marília é de 203 habitantes por quilômetro quadrado. A faixa etária com maior quantidade de moradores é dos 40 aos 44 anos – 9.175 homens e 9.935 mulheres.
Segundo levantamento de 2022 do IBGE, Marília tinha pelo menos 1.147 habitantes com 90 anos ou mais. A maioria, 778, mulheres. Dos 32 habitantes centenários, 24 eram de mulheres e apenas 8 homens.
MAIORIA INÉDITA
A proporção maior de mulheres em relação aos homens em Marília acompanha resultado nacional inédito divulgado nesta sexta (27). Pela primeira vez em cinco décadas, elas são a maioria em todas as regiões do Brasil.
Dos atuais 203.080.756 brasileiros, 104.548.325 (51,5%) são mulheres e 98.532.431 (48,5%) homens. O IBGE considerou o sexo biológico registrado no nascimento para aferir a quantidade de cada gênero.
O Rio de Janeiro é o estado com a maior proporção de mulheres no Brasil – o menor é em Mato Grosso. Entre 1980 e 2002, a relação entre homens a cada 100 mulheres diminuiu de 98,7 para 94,2.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Campanha foi organizada pela empresária Márcia Tédde após identificar necessidade da instituição.
Adesão de escola da zona norte reforça a atuação de Dani Alonso e Capitão Augusto…
A cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais impedem qualquer alteração nos programas…
A Polícia Civil instaurou investigação para apurar um caso de possível violência contra um idoso…
Estudantes que participam do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo…
Carretéis de cobre foram apreendidos na ocorrência e devolvidos ao proprietário (Foto: Divulgação) Uma ação…
This website uses cookies.