O Ministério Público Federal em Marília ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que os Correios e a Caixa Econômica Federal instalem agências na zona norte do município. A medida é resultado de um inquérito civil instaurado após moradores elaborarem um abaixo-assinado pela abertura de unidades de serviços bancário e postal nos bairros da região.
Questionados pelo MPF, os Correios reconheceram a necessidade de ampliação do atendimento na zona norte de Marília e afirmaram que o projeto de expansão na cidade ainda está em fase de aprovação. Já a Caixa alegou haver estudos para a abertura de uma casa lotérica no local, sem apontar, no entanto, um prazo para que o posto seja inaugurado.
“Tendo-se em vista que parcela significativa de moradores da zona norte de Marília trouxeram à tona a necessidade de que os serviços públicos postal e bancário cheguem até a região – fato que foi corroborado tanto pelos Correios quanto pela Caixa, os quais até o momento não demonstraram diretriz concreta no sentido de levar tais serviços públicos para a região -, faz-se necessária a intervenção do Poder Judiciário”, escreveu o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, autor da ação.
A atual situação fere a Constituição Federal, que define como responsabilidade do Poder Público a garantia da eficiência na prestação desses serviços à população. Esse dever está previsto também nos decretos nº 509/69 e 759/69, que criaram as empresas. Com o pedido de liminar, o MPF quer que a Caixa e os Correios sejam obrigados, desde já, a providenciar a instalação das agências, sob pena de multa de R$ 1 mil por dia de descumprimento.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.