Marília

MP notifica a Prefeitura e cobra novo plano para conter avanço da Covid-19

Alta detectada na curva de contaminações pelo coronavírus em Marília levou o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) a notificar o município para que seja apresentado um novo plano de ação e enfrentamento à pandemia.

Nas duas primeiras semanas deste mês, foram 2,5 mil novas infecções. O alerta é regional. Pelo menos 10% de todos os paulistas, que esperam por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, estão em Marília ou em um dos 60 municípios da região.

A cobrança foi um dos motivos da convocação de reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que reúne lideranças de vários setores, para discutir novas providências. Encontro ocorre nesta quarta-feira (16).

O Ministério Público foi convidado, mas não tem participado de forma presente do colegiado. O órgão tem papel de fiscalização e pode ser autor de representações, quando diverge das medidas administrativas adotadas pelo município.

O promotor Isauro Pigozzi Filho, curador da Saúde Pública, afirma ao Marília Notícia que a notificação tem como objetivo o “acompanhamento”, visando ajustes possíveis, já que o Governo do Estado deu mais liberdade aos prefeitos.

O membro do MP lembra que o cenário é dinâmico e que as mudanças precisam ser acompanhadas de medidas de contenção. “Os prefeitos têm a atribuição, a responsabilidade de adotar medidas que sejam pertinentes para a contenção, quando o Estado não o faz. Por isso, é preciso olhar a mudança no cenário”, afirma.

Em março, o Ministério Público participou de reuniões com o município e o DRS 9 (Departamento Regional de Saúde), quando foi apresentado um plano de fortalecimento dos leitos de apoio. Nas semanas seguintes, segundo Pigozzi, a estabilidade nos casos foi mantida pelas medidas eficazes.

“A Prefeitura implantou um polo no Nova Marília, fez adequações na UPA da zona Norte e no PA Sul, mas hoje vivemos uma nova realidade. Esse aumento de estrutura não está suportando o que temos vivido e não vai suportar o que pode vir por aí. É matemática”, alerta o promotor.

O prazo para que o município responda, já com o apontamento de medidas, é de 15 dias, a partir da notificação – formalizada na quinta-feira (10).

O promotor vê avanços com a imunização, mas pondera que a medida leva tempo para surtir efeito. “A vacinação vai bem. É a nossa melhor resposta à pandemia, mas até que as pessoas estejam de fato protegidas, temos algum tempo. Nossa preocupação é que não temos tempo e precisamos de ações para conter a contaminação”, aponta.

FILAS POR LEITOS

Segundo o Ministério Público – que acompanha dados da Central de Regulação – 10% de todos os paulistas que esperam por um leito de UTI Covid estão em Marília ou em um dos 60 municípios da região. “É um número muito alto, então precisamos acompanhar e ver porque isso está acontecendo, e o que fazer para controlar” , diz Pigozzi.

A taxa de ocupação da regional está em 95% e é a maior do Estado, seguida por Barretos.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

15 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

17 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

5 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

5 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

5 horas ago

This website uses cookies.