A instalação dos sistemas deverá ser feita de forma escalonada: 10% das motocicletas novas a partir de 1º de janeiro de 2016 deverão ter os novos equipamentos, passando para 30%, 60% e 100% nos anos de 2017, 2018 e 2019, respectivamente.
As motos com cilindradas igual ou superior a 300 cc, com potência igual ou superior a 22 kW, devem ser equipadas com freios ABS em todas as rodas. Já as motocicletas com cilindrada inferior a 300 cc, com potência abaixo de 22 kW, devem ser fabricadas com CBS ou ABS.
ABS e CBS
O freio ABS é composto por uma unidade de comando eletrônico e sensores de velocidade das rodas, com finalidade de evitar o travamento das rodas durante uma freada. Já o sistema CBS distribui proporcionalmente a força de frenagem para as rodas garantindo uma desaceleração rápida e segura.
Segundo a norma 509 do Contran, a medida entra em vigar em função da “necessidade de aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança” e de “garantir a segurança dos condutores e passageiros das motocicletas”.
PM no local onde homem foi encontrado morto (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia) Um homem foi…
Dupla não conseguiu escapar da abordagem policial (Foto: Divulgação/PMSP) Dois homens foram presos em flagrante…
Um homem de 34 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas no fim…
Cidade obteve 145 dos 150 pontos possíveis e figura entre os melhores desempenhos do Estado…
Empresa afirma que ganhos oferecidos estão acima da média praticada no setor (Foto: Gracy Santos/Marília…
A matrícula de médicos selecionados em programas de Residência Médica (PRM) deverá ser feita diretamente pela…
This website uses cookies.