Categories: Marília

Morte por Covid-19 em Marília aumentou mais de 50% neste ano

Janeiro de 2020 ainda não terminou, mas já é disparado o mês com mais mortes por Covid-19 em Marília desde o começo da pandemia.

Entre os dias 1º e 28 o número de vítimas da doença aumentou de 105 para 160, o que representa um crescimento de 52% nos óbitos entre moradores do município.

Foram 17 dias consecutivos com anúncio de mortes no boletim epidemiológico oficial da Prefeitura e uma média de duas mortes por dia, aproximadamente.

Janeiro também possui o recorde de mortes por Covid-19 anunciadas em um único dia, cinco óbitos na última terça-feira (26).

E não foram apenas as perdas de vidas marilienses que aceleraram, claro. O número de casos confirmados no município também disparou este mês, saindo de 8.171 no primeiro dia do ano para 11.838 nesta quinta-feira (28) – um aumento de 44,8%.

Com o avanço da doença na cidade, a quantidade de exames represados – ou seja, aguardando resultado – igualmente apresentou aumento. Eram 2.067 no começo do mês e agora são 3.214, um salto de 55%.

Desde o começo do ano a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para Covid-19 existentes no município tem ficado entre 90% e 100% – ou seja, com lotação máxima.

Levando em conta apenas os marilienses – e não habitantes de outros municípios trazidos para Marília – o número de pacientes internados passou de 79 para 94, crescimento de 18,9%.

Já foi necessário levar ao menos quatro habitantes do município para internação em outras cidades por falta de vagas nos leitos para pacientes com o novo coronavírus nos hospitais locais.

Marília também recebe pacientes de outras cidades da região, já que é um polo na área da Saúde. O Hospital das Clínicas localizado no município, por exemplo, é referência para uma população que ultrapassa 1,1 milhão de pessoas.

Antes mesmo do Natal a cidade já dava sinais da aceleração do contágio, com a ocupação de leitos chegando próximo de 90%. No entanto, os dados mostram que a situação se tornou insustentável após as festas de final de ano.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

5 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

5 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

5 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

5 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

5 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

5 horas ago

This website uses cookies.