Categories: Marília

Morte por Covid-19 em Marília aumentou mais de 50% neste ano

Janeiro de 2020 ainda não terminou, mas já é disparado o mês com mais mortes por Covid-19 em Marília desde o começo da pandemia.

Entre os dias 1º e 28 o número de vítimas da doença aumentou de 105 para 160, o que representa um crescimento de 52% nos óbitos entre moradores do município.

Foram 17 dias consecutivos com anúncio de mortes no boletim epidemiológico oficial da Prefeitura e uma média de duas mortes por dia, aproximadamente.

Janeiro também possui o recorde de mortes por Covid-19 anunciadas em um único dia, cinco óbitos na última terça-feira (26).

E não foram apenas as perdas de vidas marilienses que aceleraram, claro. O número de casos confirmados no município também disparou este mês, saindo de 8.171 no primeiro dia do ano para 11.838 nesta quinta-feira (28) – um aumento de 44,8%.

Com o avanço da doença na cidade, a quantidade de exames represados – ou seja, aguardando resultado – igualmente apresentou aumento. Eram 2.067 no começo do mês e agora são 3.214, um salto de 55%.

Desde o começo do ano a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservados para Covid-19 existentes no município tem ficado entre 90% e 100% – ou seja, com lotação máxima.

Levando em conta apenas os marilienses – e não habitantes de outros municípios trazidos para Marília – o número de pacientes internados passou de 79 para 94, crescimento de 18,9%.

Já foi necessário levar ao menos quatro habitantes do município para internação em outras cidades por falta de vagas nos leitos para pacientes com o novo coronavírus nos hospitais locais.

Marília também recebe pacientes de outras cidades da região, já que é um polo na área da Saúde. O Hospital das Clínicas localizado no município, por exemplo, é referência para uma população que ultrapassa 1,1 milhão de pessoas.

Antes mesmo do Natal a cidade já dava sinais da aceleração do contágio, com a ocupação de leitos chegando próximo de 90%. No entanto, os dados mostram que a situação se tornou insustentável após as festas de final de ano.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Morre educador e ex-vereador Agenor Perineti, aos 79 anos, em Marília

Agenor Perineti, ex-vereador e professor aposentado (Foto: Divulgação) Marília perdeu neste sábado (13), aos 79…

15 minutos ago

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

21 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

21 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

21 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

21 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

21 horas ago

This website uses cookies.