Esportes

Morte de Pelé completa um ano nesta sexta-feira e CBF relembra homenagens

Ano foi marcado por homenagens nos estádios (Foto: Pedro Vale / CBF)

Em 29 de dezembro de 2022, Edson Arantes do Nascimento nos deixou, aos 82 anos, vencido por um câncer de cólon. Um ano depois de seu falecimento, o Rei Pelé permanece no imaginário de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo em reconhecimento à sua genialidade, arte e talento jamais vistos em um jogador de futebol.

Símbolo maior do esporte mundial, Pelé recebeu inúmeras manifestações desde então. A CBF estampou por meses em 2023 um gigantesco painel com a imagem dele na fachada de sua sede, no Rio, com a clássica imagem de Pelé comemorando um gol abraçado a Jairzinho na Copa do Mundo de 1970.

Na semana da morte do eterno camisa 10 da Seleção Brasileira, a CBF decretou luto e todas as bandeiras da sede foram postas a meio mastro.

Já no final de janeiro de 2023, a entidade aproveitou a decisão da Supercopa Betano do Brasil, entre Palmeiras e Flamengo, para fazer mais uma homenagem a Pelé. Troféus conquistados pelo craque em Mundiais foram levados para o centro do campo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, por duas filhas de Pelé.

Da plateia, aplausos solenes pontuavam cada passo de Kely e Flavia Nascimento. A reverência ao Rei do futebol deixou-as emocionadas.

Pouco depois, em março, a homenagem partiu da Seleção Brasileira. Em amistoso contra Marrocos em Tânger, todos os jogadores da equipe usaram camisas com o nome de Pelé gravado logo abaixo do número de cada atleta.

Naquela partida, disputada dia 25, a CBF exibiu imagens do único tricampeão do mundo nas placas de publicidade em volta do campo. Também ali, num outro exemplo do carisma e grandiosidade de Pelé, o público se levantou para lhe fazer uma saudação especial.

Em abril, na rodada de abertura das Séries A e B, todas as braçadeiras de capitão dos 40 times faziam menção a Pelé. Houve ainda a confecção de moedas especiais que celebravam o maior jogador de futebol de todos os tempos, utilizadas no sorteio feito pelos árbitros antes do início de cada jogo.

As homenagens também partiram da Conmebol e da Fifa, com a realização de eventos que destacavam ao longo de 2023 a trajetória de Pelé. A Federação Internacional de Futebol criou uma campanha para que estádios ao redor do mundo fossem batizados com o nome de Pelé – isso ocorreu em sete locais fora do Brasil: Colômbia, Guiné- Bissau, Ruanda, Panamá, Palestina, Maldivas e Cazaquistão.

Marcelo Martin

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

20 minutos ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

20 minutos ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

20 minutos ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

20 minutos ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

20 minutos ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

20 minutos ago

This website uses cookies.