Marília

Mortalidade entre vacinados com duas doses é de 0,1% em Marília

Em Marília, 74.121 pessoas já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam duas doses do imunizante contra a Covid-19 (ou produto de dose única). Relatório obtido pelo Marília Notícia junto à Secretaria Municipal da Saúde mostra que o número de pessoas que morreram na cidade, mesmo tendo tomado as duas doses preconizadas, corresponde a apenas 0,10% desse total.

Os dados apontam que, desde o início desse ano, 794 pessoas morreram por complicações da doença no município. Entre elas, 78 tinham recebido duas doses de algum dos imunizantes disponíveis.

A pasta também divulgou o número de moradores de Marília que morreram, mesmo tendo tomado a primeira dose de vacina. Desde o início deste ano, foram 232 mortes (ou seja, 0,14% das pessoas vacinadas morreram antes de concluir o esquema de vacinação).

Segundo relatório do órgão, portanto, mais de 90% das vítimas fatais da infecção não estavam com esquema vacinal completo.

O relatório revela que a maioria das vítimas fatais da Covid-19 na cidade – em 2021 – não teve a oportunidade de se proteger com nenhuma das vacinas. Do total de mortos no período, 484, ou seja, 60,95% não chegaram às unidades de saúde, drive-thru e nem nos mutirões.

Vale lembrar que a primeira moradora de Marília a ser vacinada contra a doença recebeu o imunizante nos dias 18 de janeiro (1ª dose) e 13 de fevereiro (2ª).  A técnica de enfermagem Francine Rita de Cassia Domingos Viana, de 32 anos, teve Covid-19 no ano passado e já estava curada da doença.

IMUNIZANTE

O MN também apurou produtos de quais laboratórios foram aplicados nas pessoas que haviam iniciado esquema vacinal, mas tiveram a doença na cidade.

Entre os 78 mortos que tomaram as duas doses, nove foram atendidos com a vacina Oxford/AstraZeneca e 69 receberam o imunizante Coronavac/Butantan.

Já entre os mortos que receberam apenas uma dose de vacina, o resultado foi igual entre os diferentes produtos.

O relatório aponta que 116 moradores foram vítimas fatais da doença, embora tenham recebido a dose inicial do imunizante da anglo-sueca AstraZeneca. Da mesma forma, 116 morreram em Marília, apesar da primeira aplicação de Coronavac.

ANÁLISE

A supervisora da Vigilância Epidemiológica de Marília, Alessandra Arrigoni, afirma ser necessário lembrar uma informação óbvia e amplamente divulgada, mas que acaba sendo eventualmente distorcida, para ataques às campanhas de vacinação.

“O risco de contrair a Covid-19, manifestar sintomas, adoecer ou morrer é imensamente maior para quem não toma vacina do que para as pessoas vacinadas. Os números mostram exatamente isso”, esclarece.

A supervisora ressalta também que parte significativa das pessoas que adoeceram com sintomas mais graves ou morreram – mesmo tendo se vacinado – apresentava comorbidades ou idade avançada.

“É uma combinação de fatores. Evidente que a vacina terá uma proteção menor em relação às pessoas com idade mais avançada ou com doenças preexistentes. O que observamos com estes resultados é que temos que nos vacinar, continuar usando máscara e adotando os protocolos”, destaca.

Campanhas de vacinação em massa, lembra a supervisora, buscam a imunidade de forma coletiva. Quanto maior a adesão menores são os riscos para todas as pessoas.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

2 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

2 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

2 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

2 horas ago

This website uses cookies.