Marília e região

Morre monsenhor Achiles, fundador de paróquias em Marília

O monsenhor Achiles Pinheiro, falecido no domingo (5), aos 86 anos (Foto: Redes Sociais)

O monsenhor Achiles Paceli de Oliveira Pinheiro, de 86 anos, faleceu na noite de domingo (5), em Marília, após sofrer dois infartos. O sacerdote, conhecido por sua longa trajetória pastoral e por fundar diversas paróquias na Diocese de Marília, estava internado em um hospital da cidade depois de ser socorrido em Oriente (SP), onde residia.

O velório começou às 8h desta segunda-feira (6), na matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Oriente. A missa de corpo presente será celebrada às 15h30 no mesmo local. O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério das Orquídeas, em Marília.

Segundo o padre Edson de Oliveira Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o monsenhor passou mal na tarde de domingo e chegou a se recuperar após o primeiro infarto, mas “não resistiu a um novo episódio e adormeceu no Senhor”, escreveu nas redes sociais.

O sacerdote também prestou uma homenagem emocionada ao colega que o inspirou à vocação sacerdotal. “Bendito seja Deus que nos deu a graça de viver tão profundamente uma longa e distinta amizade! Vá em paz, meu amigo!”.

TRAJETÓRIA

Monsenhor Achiles fundou as paróquias Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Rita de Cássia, ambas localizadas na zona sul de Marília, além da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Dracena.

Nascido em Brotas, em 26 de fevereiro de 1939, era o caçula de cinco irmãos e cresceu em uma família tradicionalmente católica. Aos dois anos, mudou-se para Vera Cruz, cidade onde iniciou sua convivência com a Igreja.

Aos 11 anos, decidiu seguir a vida religiosa e ingressou no Seminário Menor Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Lins, em 1950. Após formação em Lins, São Roque, São Paulo e Aparecida, foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1963, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, pelo então bispo Dom Hugo Bressane de Araújo.

Monsenhor Achiles recebeu título de cidadão mariliense em 2013 (Foto: Câmara Municipal de Marília)

Ao longo de seis décadas de vida sacerdotal, exerceu várias funções na Diocese de Marília, entre elas as de reitor do Seminário Diocesano São Pio X, chanceler do bispado e vigário-geral da diocese. Em 1990, o Papa João Paulo II concedeu-lhe o título de monsenhor, em reconhecimento aos serviços prestados à Igreja.

Em 2013, ao completar 50 anos de sacerdócio, Achiles recebeu o título de cidadão mariliense, concedido pela Câmara Municipal. Na ocasião, usou a tribuna para cobrar das autoridades maior atenção às periferias da cidade.

Nos últimos anos, vivia em Oriente, onde seguia atuante na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, celebrando missas e acolhendo fiéis com serenidade e bom humor. Nas redes sociais, era conhecido por compartilhar sua alegria — especialmente nas vitórias do Palmeiras, seu time do coração.

Em nota, a Diocese de Marília lamentou a perda do monsenhor e destacou sua contribuição pastoral. “Confiantes na ressurreição, elevemos preces aos céus pelo seu descanso eterno e pelo conforto de sua família, amigos e de todo o clero diocesano.”

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Estado é condenado a indenizar família após vazamento de fotos do IML

Weslley tinha 18 anos quando foi morto em Marília (Foto: Redes Sociais) A Vara da…

33 minutos ago

Região de Marília soma mais de 24 mil novos negócios em 12 meses

Um levantamento da Fundação Seade, com base em dados da Junta Comercial e da Receita…

34 minutos ago

Emdurb conclui obras no sistema viário de acesso ao Max Atacadista norte

Intervenção integra ações da Prefeitura de Marília para melhorar a segurança e a fluidez do…

5 horas ago

Semana de Arquitetura da Unimar aproxima alunos da prática e do mercado profissional

Evento reuniu acadêmicos, docentes e profissionais da área na instituição (Foto: Divulgação) A Universidade de…

5 horas ago

Polícia Militar flagra tráfico, prende jovem e confisca R$ 2,2 mil do caixa do crime

Montante chamou a atenção (Foto: Divulgação/PMSP) Um jovem de 19 anos foi preso em flagrante…

5 horas ago

Força Tática prende morador por tráfico de drogas e posse de arma em Júlio Mesquita

Arma, faca, drogas e apetrechos foram recolhidos pelos militares (Foto: Divulgação/PMSP) Equipes da Força Tática…

5 horas ago

This website uses cookies.